FECHAR
FECHAR
31 de outubro de 2014
Voltar
Momento M&T Expo

A evolução da indústria

Ao completar 20 anos, evento da Sobratema consolida-se como principal vitrine de tecnologia, conhecimento e negócios do mercado nacional de equipamentos móveis

A contribuição da M&T Expo (9ª Feira e Congresso Internacionais de Equipamentos para Construção e 7ª Feira e Congresso Internacionais de Equipamentos para Mineração) para a evolução tecnológica do setor pode ser aferida pela quantidade de lançamentos e tendências apresentados no evento. Afinal, é durante a feira que o mercado pode conhecer inovações que, em pouco tempo, passam a ser amplamente utilizadas pelo setor, como já ocorreu com as máquinas de cabine fechada, por exemplo, ou mesmo projetos revolucionários em equipamentos, atualmente absolutamente disseminados, como escavadeiras hidráulicas, motoniveladoras articuladas, equipamentos compactos e minicarregadeiras com elevação vertical Super Boom, dentre outros padrões que literalmente mudaram a história da indústria.

Em paralelo a esse papel de vitrine de tecnologia e inovações para o segmento, com o tempo a M&T Expo também adquiriu um viés mais econômico, ao constituir-se como um fator de confiança para os empresários e um termômetro que permite mensurar o ânimo do mercado, uma vez que os expositores preparam lançamentos para a feira e os compradores aguardam sua realização para conhecer as novidades, fechando a compra de novos equipamentos ou finalizando negócios já iniciados.

Isso pode ser comprovado pela edição de 2009 da exposição, que gerou um volume de negócios estimado em R$ 1 bilhão. “Esse foi o auge da M&T Expo, quando os expositores salvaram o ano com vendas abundantes durante o evento”, rememora José Alberto Moreira, diretor geral da Machbert. “Naquele ano, diversos países sofriam com os reflexos da crise econômica e a feira significou um verdadeiro divisor de águas, a ‘virada’ que o mercado buscava e necessitava.”

DIFERENCIAIS

Essas duas características, inclusive, constituem a pedra de toque da campanha de comunicação e marketing da M&T Expo 2015. “De fato, são diferenciais importantes do evento, que definem com muita clareza o seu papel relevante para o setor”, afirma Hugo José Ribas Branco, diretor de operações e feiras da Sobratema, realizadora da feira. Além desses dois pilares, ainda estarão em destaque os 20 anos da feira, marco que será celebrado durante sua realização, de 9 a 13 de junho de 2015, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, na capital paulista.

Com o slogan “A feira onde os negócios acontecem”, a campanha reforça justamente a proposta da M&T Expo de ser um evento com o objetivo de apresentar inovação e tecnologia direcionadas para o desenvolvimento de negócios e relacionamento. “A evolução tecnológica aplicada ao mercado traz muitos benefícios para o mercado, como o aumento de produtividade, a redução de custos e o menor impacto ambiental”, afirma Ribas. “E é isso que a feira historicamente tem levado ao setor durante esse período.”