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Transporte de contêineres em modal ferroviário reduz custos em até 12%

O serviço logístico será realizado pela Libra Logística Valongo (Teval), unidade multimodal da Libra Logística preparada para atender diversos tipos de cargas

Assessoria de Imprensa

22/07/2015 08h15 | Atualizada em 29/07/2015 12h31

A Libra Logística, unidade de negócios do Grupo Libra, considerada uma das maiores operadoras portuárias e de Comércio Exterior do Brasil, está iniciando sua operação de transporte de contêineres por modal ferroviário em parceria com a MRS.

O serviço logístico será realizado pela Libra Logística Valongo (Teval), unidade multimodal da Libra Logística preparada para atender todos os tipos de cargas.

Em junho, a MRS iniciou um serviço inédito de transporte de contêineres por ferrovia entre as duas margens do porto de Santos (Santos e Guarujá). Antes, o procedimento era realizado por caminhões.

Geralmente, explica Daniel Brugioni, diretor geral da Libra Logística, os contêineres desembarcam do navio em um determinado terminal, mas sua carga é desembaraçada em outro.

“Isso também acontece na mão inversa, quando o contêiner é embalado em um local e levado a outro para ser embarcado no navio. É exatamente nesse ponto que o Teval servirá como um elo entre as partes, realizando a transferência das cargas entre outros terminais portuários, conhecido como percurso porta a porta”, diz Brugioni.

A empresa está no início da operação, mas já realizou três viagens, com aproximadamente o transporte de 132 TEUs (contêineres de 20 pés) e com potencial para

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A Libra Logística, unidade de negócios do Grupo Libra, considerada uma das maiores operadoras portuárias e de Comércio Exterior do Brasil, está iniciando sua operação de transporte de contêineres por modal ferroviário em parceria com a MRS.

O serviço logístico será realizado pela Libra Logística Valongo (Teval), unidade multimodal da Libra Logística preparada para atender todos os tipos de cargas.

Em junho, a MRS iniciou um serviço inédito de transporte de contêineres por ferrovia entre as duas margens do porto de Santos (Santos e Guarujá). Antes, o procedimento era realizado por caminhões.

Geralmente, explica Daniel Brugioni, diretor geral da Libra Logística, os contêineres desembarcam do navio em um determinado terminal, mas sua carga é desembaraçada em outro.

“Isso também acontece na mão inversa, quando o contêiner é embalado em um local e levado a outro para ser embarcado no navio. É exatamente nesse ponto que o Teval servirá como um elo entre as partes, realizando a transferência das cargas entre outros terminais portuários, conhecido como percurso porta a porta”, diz Brugioni.

A empresa está no início da operação, mas já realizou três viagens, com aproximadamente o transporte de 132 TEUs (contêineres de 20 pés) e com potencial para aumentar esse volume.

De acordo com o executivo, o serviço via ferrovia é extremamente eficiente, pois torna o processo mais ágil e com redução de custos. "Somos um operador logístico e o nosso compromisso é entregar a carga no prazo estipulado. A transferência dos serviços para o modal ferroviário torna-se importante porque atualmente o trânsito entre as duas margens do Porto de Santos (Santos e Guarujá) tem encontrado a dificuldade de fluxo e lentidão”, comenta. “Além disso, a opção pelo trem fica 12% mais barata que o caminhão e é ambientalmente mais sustentável”, conclui Brugioni.

O Teval, que possui 145 mil m², com 115 mil m² de pátio e 6 mil m² de área coberta, está localizado estrategicamente na entrada do Porto de Santos e conta com 800 metros de ramal ferroviário. Atualmente, dos 3 mil contêineres que o Teval opera por mês, 700 são destinados ao Guarujá. A capacidade para transporte ferroviário do Teval entre Santos e Guarujá representa mais que o dobro desse volume.

 

 

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