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Revista M&T - Ed.52 - Abr/Mai 1999
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Tecnologia

Brasileiros brilham nos Estados Unidos

Experiência prática na preparação do futuro engenheiro mecânico

A agitação nos boxes

Rodolfo Menzel de Arruda *

Tem sido praticada no Brasil, uma experiência muito interessante na preparação dos futuros engenheiros mecânicos. Trata-se de um projeto patrocinado pela SAE Brasil, para os formandos em engenharia mecânica, aberto a todas universidades e escolas de engenharia que se interessarem.
Cada equipe se propõe a projetar, construir e pilotar o protótipo de um veículo off-road, dentro de regras definidas e padrões técnicos especificados. O uso de um motor fornecido pela SAE Brasil, de uma certa forma, nivela os concorrentes, privilegiando soluções inteligentes, criativas e, ao mesmo tempo, práticas. O motor é um Briggs&Stratron,à gasolina, de8 HR Mas, antes demais nada, o que éa SAEBrasil? Todos nós algum dia já
ouvimos ou nos deparamos com a sigla SAE em algum texto ou especificação técnica. SAE Brasil é a regional, em nosso país, de uma sociedade técnica que congrega os engenheiros da mobilidade, no seu sentido amplo. Ela
tem a finalidade de coletar e disseminar conhecimentos técnicos através do estabelecimento de
padrões e normas técnicas.
A SAE (Society of Automotive Engineers), foi fundada em 1.905 por Henry Ford, Thomas Edson e Orville Wright nos EUA, e hoje tem mais de 70.000 sócios em 70 seções regionais no mundo e mais de 13.000 normas referentes a veículos terrestres e aeroespaciais. Neste ano, o evento final deste projeto, que está na sua 5° edição, denominado “V SAE Brasil - Mini Baja -1.999”, ocorreu entre os dias 22 e 25 de abril, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

O limitador de velocidade nos boxes é uma pessoa correndo ao lado

Os participantes tiveram que seguir um cronograma de atividades, iniciado com a in


A agitação nos boxes

Rodolfo Menzel de Arruda *

Tem sido praticada no Brasil, uma experiência muito interessante na preparação dos futuros engenheiros mecânicos. Trata-se de um projeto patrocinado pela SAE Brasil, para os formandos em engenharia mecânica, aberto a todas universidades e escolas de engenharia que se interessarem.
Cada equipe se propõe a projetar, construir e pilotar o protótipo de um veículo off-road, dentro de regras definidas e padrões técnicos especificados. O uso de um motor fornecido pela SAE Brasil, de uma certa forma, nivela os concorrentes, privilegiando soluções inteligentes, criativas e, ao mesmo tempo, práticas. O motor é um Briggs&Stratron,à gasolina, de8 HR Mas, antes demais nada, o que éa SAEBrasil? Todos nós algum dia já
ouvimos ou nos deparamos com a sigla SAE em algum texto ou especificação técnica. SAE Brasil é a regional, em nosso país, de uma sociedade técnica que congrega os engenheiros da mobilidade, no seu sentido amplo. Ela
tem a finalidade de coletar e disseminar conhecimentos técnicos através do estabelecimento de
padrões e normas técnicas.
A SAE (Society of Automotive Engineers), foi fundada em 1.905 por Henry Ford, Thomas Edson e Orville Wright nos EUA, e hoje tem mais de 70.000 sócios em 70 seções regionais no mundo e mais de 13.000 normas referentes a veículos terrestres e aeroespaciais. Neste ano, o evento final deste projeto, que está na sua 5° edição, denominado “V SAE Brasil - Mini Baja -1.999”, ocorreu entre os dias 22 e 25 de abril, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

O limitador de velocidade nos boxes é uma pessoa correndo ao lado

Os participantes tiveram que seguir um cronograma de atividades, iniciado com a inscrição da faculdade, passando pela entrega do projeto mecânico, até chegar às chamadas “Avaliações Estáticas” feitas em Interlagos. No próprio autódromo
também os diversos veículos tiveram que passar por “testes de desempenho”, envolvendo provas de arrancada, slalon, capacidade de arraste, subida de rampa,frenagem, e, finalmente, um “enduro”. O que significa que o protótipo tem que andar, resistir e vencer, pontuando, uma corrida na pista de motocross, dentro do Autódromo de Interlagos, durante 4 horas, cujo objetivo é estabelecer o melhor compromisso entre: durabilidade, velocidade, habilidade e o entrosamento da equipe de apoio nos boxes, para os abastecimentos, troca de pilotos e solução das eventuais quebras. Os grandes vencedores foram o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e, em segundo lugar, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Prova dinâmica: slalon

Em 1.998, eu tive o prazer de participar, como inspetor, avaliando o cumprimento das normas, padrões mínimos de aplicação de materiais, construção mecânica e segurança. No ano passado, foram 54 protótipos inscritos, sendo que os dois melhores de cada ano seguem para os Estados Unidos, para o evento Mini-Baja principal de lá. A equipe vencedora no Brasil foi a “Car-Kará”, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e a vice-campeã foi a “Demec-2”, da Escola de Engenhariada Universidade de Minas Gerais.

SUCESSO NOS ESTADOS UNIDOS

Em 1.998, o Brasil venceu o Mini-Baja principal nos EUA, que aconteceu em Milwaukke, estado de Wisconsin, entre
os dias 5 e 7 de Junho, com 97 equipes participantes. Foi a primeira vez que uma equipe não norte-americana venceu um evento Mini-Baja, nos Estados Unidos, e o que surpreendeu também, foi que se tratava de um “rookie team”, isto é, era também a primeira participação internacional desta Faculdade, deNatal, Rio Grande do Norte.

V SAE BRASIL MINI BAJA-1.999

A edição deste ano contou com 61 equipes inscritas, representando universidades eescolas de engenharia de todo o Brasil. Oevento foi muito bom, principalmente para os futuros engenheiros que puderam vivenciar o trabalho em equipe, o gerenciamento por consenso, a confiança e respeito mútuos, enfim conceitos valiosos e importantes para carreira de todo profissional.

*Rodolfo Menzel de Arruda é engenheiro mecânico da Mitplace Veículos Ltda.

Aprova do "enduro", na área em terra, no Autódromo de Interlagos

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