14 de novembro de 2017 - 05h34

Tecnologia JCB aplicada na indústria de sulfato de alumínio e extração da bauxita

A Automec JCB identificou as necessidades de equipamentos adequados para o trabalho que aguentasse ambiente agressivo com sulfato de alumínio

Fonte: Assessoria de Imprensa

A empresa Suall Indústria e Comércio necessitava de pás-carregadeiras para trabalhar em suas unidades em Ananindeua, no Pará, e Lavrinhas, interior de São Paulo.

Com isso, o desafio de Robson Camara, representante comercial da distribuidora Automec JCB, no Vale do Paraíba, e da equipe da Automec JCB, foi identificar as necessidades de equipamentos adequados para o trabalho que aguentasse ambiente agressivo com sulfato de alumínio, não foi simples.

Além disso, necessitava de uma escavadeira para operar na jazida de extração do minério bauxita, também no interior de São Paulo, onde além das extrações e beneficiamentos do minério, utilizado como matéria-prima para fabricação de produtos destinados ao segmento de tratamento de água, realiza  também extração da nefelina-sienito, utilizada nas indústrias do vidro, cerâmica, tintas e aplicação na agricultura – rochagem (correção de solos).

“Estive várias vezes na empresa observando e  ficou claro que o maior problema na fabricação do sulfato alumínio era o pó muito fino e corrosivo, que gruda em cada orifício dos equipamentos provocando isolamentos e corrosão”, afirma conta Camara.

“Decidimos então que as pás 422 ZX precisariam passar por um tratamento de vedação e impermeabilização completo, com a cobertura total de absolutamente todos os seus orifícios, proteção de alternadores e hélices precisas reversíveis  para facilitar  a limpeza. E assim foi feito”.

Detectadas as necessidades, a preparação e adaptação das pás-carregadeiras 422 ZX foram cuidadosamente elaboradas por toda equipe técnica da Automec JCB.

Os alternadores e toda a fiação receberam tratamento com tinta emborrachada, as rodas passaram a ter tampões, as cabines reforçadas na vedação, além da pintura eletrostática externa que normalmente é feita.

Além das duas pás carregadeiras, a Suall adquiriu ainda uma escavadeira de 22 ton, linha JS 220 que é utilizada para a extração da bauxita em Lavrinhas.

A Suall faz parte do Grupo Biondi com sede no município de Lavrinhas, São Paulo. O Grupo atua nas áreas da indústria química, mineração, transportes, agronegócios e água mineral.

HOME | QUEM SOMOS | ASSOCIADOS | FALE CONOSCO | MEU CADASTRO