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Scania lança caminhão híbrido

Movido a biodiesel ou eletricidade e com baixo nível de ruído, veículo é o primeiro do mercado para aplicação urbana que atende padrões Euro 6; economia de combustível chega a 18%

Assessoria de Imprensa

20/10/2015 07h28 | Atualizada em 26/10/2015 11h33

A Scania apresenta mundialmente o seu caminhão híbrido padrão Euro 6, um P320 que pode operar no modo elétrico ou com biocombustíveis.

"Já oferecemos aos clientes tecnologia e soluções que os ajudam a enfrentar os desafios do transporte nas cidades", diz Magnus Höglund, responsável por combustíveis alternativos e trens de força na Scania Trucks.

"Agora somamos ao nosso portfólio, o híbrido, que é capaz de alternar entre uma condução silenciosa e livre de emissões ou com emissões muito baixas de CO2, mesmo com grande capacidade de carga." O primeiro híbrido da fabricante sueca será entregue em 2016.

A economia do novo caminhão híbrido chega a 18% em um cenário típico de condução, comparado ao motor a diesel convencional, explica Höglund. O motor elétrico e a ampla reserva de potência são inicialmente indicados para os estágios críticos finais de uma rota, por exemplo, ao dirigir em uma área urbana de silêncio obrigatório ou em ambiente fechado, livre de emissões.

O novo veículo pode ser encomendado com cabines P ou G. O motor básico é o Scania de 9 litros com 5 cilindros em linha de 320 hp. Ele funciona 100% a biodiesel, como o HVO (óleo vegetal hidrotratado) ou FAME e atende aos requi

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A Scania apresenta mundialmente o seu caminhão híbrido padrão Euro 6, um P320 que pode operar no modo elétrico ou com biocombustíveis.

"Já oferecemos aos clientes tecnologia e soluções que os ajudam a enfrentar os desafios do transporte nas cidades", diz Magnus Höglund, responsável por combustíveis alternativos e trens de força na Scania Trucks.

"Agora somamos ao nosso portfólio, o híbrido, que é capaz de alternar entre uma condução silenciosa e livre de emissões ou com emissões muito baixas de CO2, mesmo com grande capacidade de carga." O primeiro híbrido da fabricante sueca será entregue em 2016.

A economia do novo caminhão híbrido chega a 18% em um cenário típico de condução, comparado ao motor a diesel convencional, explica Höglund. O motor elétrico e a ampla reserva de potência são inicialmente indicados para os estágios críticos finais de uma rota, por exemplo, ao dirigir em uma área urbana de silêncio obrigatório ou em ambiente fechado, livre de emissões.

O novo veículo pode ser encomendado com cabines P ou G. O motor básico é o Scania de 9 litros com 5 cilindros em linha de 320 hp. Ele funciona 100% a biodiesel, como o HVO (óleo vegetal hidrotratado) ou FAME e atende aos requisitos do Euro 6.

Segundo o executivo, os caminhões hibridizados serão cada vez mais comuns nos centros urbanos, seja na distribuição, na coleta de lixo ou em outros serviços.

“A capacidade de aumentar o aproveitamento com a direção silenciosa e a redução do consumo de combustível são fatores que refletem diretamente na rentabilidade do cliente. Operar à noite, com as ruas vazias, pode significar maior produtividade e precisão das entregas, por exemplo”, explica Höglund.

 

 

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