P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Corporativo
Voltar

Corporativo

Competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil completa 10 anos

Scania comemora valorização da profissão e aumento da procura por capacitação; após cinco edições foram quase 175 mil inscrições e 38 mil horas de treinamento gratuito

Assessoria de Imprensa

15/07/2015 09h46 | Atualizada em 16/07/2015 16h35

No dia 2 de julho de 2005 começava no Brasil a competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB), que ajudou a massificar por todo o ciclo do transporte a importância da valorização da profissão de condutor de caminhão e da consciência pela importância da capacitação.

Desde seu início, o MMCB vem ajudando o transporte rodoviário de cargas a se tornar mais profissional, seguro, eficiente e menos poluente.

A competição entre motoristas de caminhão que valoriza a profissão capacita o motorista para uma condução mais segura e eficiente nasceu na Suécia.

Em 2003, com objetivo de atrair o jovem para a profissão, a Scania criou a competição, que foi realizada unicamente na Europa. Em 2005, a ação foi expandida para outros mercados – Brasil, Argentina, África do Sul e Taiwan. Foram inscritos 34 mil motoristas globalmente, 11 mil apenas no Brasil. Na última edição, em 2014, 85 mil pessoas se inscreveram no mundo, das quais 65 mil do Brasil.

Após cinco edições (2005, 2008, 2010, 2012 e 2014), a Scania já recebeu quase 175 mil inscrições, realizou 91 etapas regionais e ofereceu gratuitamente 38 mil horas de treinamento a profissionais de diversas idades, bem como de variado tempo de exper

...

No dia 2 de julho de 2005 começava no Brasil a competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB), que ajudou a massificar por todo o ciclo do transporte a importância da valorização da profissão de condutor de caminhão e da consciência pela importância da capacitação.

Desde seu início, o MMCB vem ajudando o transporte rodoviário de cargas a se tornar mais profissional, seguro, eficiente e menos poluente.

A competição entre motoristas de caminhão que valoriza a profissão capacita o motorista para uma condução mais segura e eficiente nasceu na Suécia.

Em 2003, com objetivo de atrair o jovem para a profissão, a Scania criou a competição, que foi realizada unicamente na Europa. Em 2005, a ação foi expandida para outros mercados – Brasil, Argentina, África do Sul e Taiwan. Foram inscritos 34 mil motoristas globalmente, 11 mil apenas no Brasil. Na última edição, em 2014, 85 mil pessoas se inscreveram no mundo, das quais 65 mil do Brasil.

Após cinco edições (2005, 2008, 2010, 2012 e 2014), a Scania já recebeu quase 175 mil inscrições, realizou 91 etapas regionais e ofereceu gratuitamente 38 mil horas de treinamento a profissionais de diversas idades, bem como de variado tempo de experiência e de diferentes realidades (tanto no aspecto sociocultural como no econômico) e de categoria (motorista autônomo, agregado, empregado de transportadora, desempregado e instrutor). Os candidatos são avaliados por testes teóricos e provas práticas.

“O MMCB é uma competição mundial, mas adaptamos o conceito para nossa realidade. Na primeira edição desbravamos um cenário inédito para o mercado e transpusemos fronteiras culturais. Ao longo dos anos fomos criando ou aumentando a consciência da importância da capacitação para os motoristas e massificando a valorização da profissão na sociedade e demais públicos”, afirma Rodrigo Machado, coordenador da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB).

O trabalho do MMCB tem o objetivo de ser constante, pois treinamento é o futuro da profissão de motorista. Apesar de mais de 60% das cargas movimentadas no Brasil serem transportadas por caminhões, o setor carece de profissionais qualificados.

De acordo com a Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet), os motoristas que passaram pelas três fases do MMCB estão capacitados a reduzir em até 15% o consumo de combustível, em 40% as trocas de marchas, em 50% o número de frenagens, além de economizar 10% dos pneus.

Outras estatísticas indicam que a conscientização pode diminuir em até 47% o índice de acidentes.

A Scania prioriza contribuir para o transporte sustentável oferecendo soluções de transporte que reduzam emissões de CO2. Para criar um ciclo sustentável consistente, a Scania acredita numa tríade formada por veículo, motorista e serviços disponibilizados.

 

 

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E