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Montadoras apresentam lançamentos de caminhões na Fenatran

Redação revista M&T

26/10/2011 13h46 | Atualizada em 26/10/2011 19h10

As principais montadoras do Brasil mostraram o que te de melhor na 18ª edição da Fenatran (Salão Internacional do Transporte) com forte apelo tecnológico em razão da obrigatoriedade da implantação de sistemas que atendam ao requisito Euro 5 (Proconve P7).

As inovações começam nos designers bastante arrojados, definidos por linhas firmes e cores metalizadas, passando por detalhes externos como acabamento brilhante e cromados nos faróis garantindo uma imagem imponente das máquinas. Esse ano a organização preparou uma novidade: as grandes marcas disponibilizarão um test drive em seus caminhões na Arena Anhembi.

Confira o que cada empresa trouxe de melhor.

MERCEDES BENZ - O destaque da Mercedes ficou por conta do pesadão Actros 4844 8x4 basculante. O off-road já que está presente no mercado desde 2008, mas apresentou importantes novidades. Com motor de 435 cv de potência para severas aplicações fora-de-estrada como na mineração, construção pesada e grandes obras de infraestrutura. O modelo deve chegar ao Brasil em 2012 com tecnologia BlueTec 5 (que atende ao Proconve P7) e o câmbio automatizado.

“Essa exclusiva tecnologia da nossa marca diminui significat

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As principais montadoras do Brasil mostraram o que te de melhor na 18ª edição da Fenatran (Salão Internacional do Transporte) com forte apelo tecnológico em razão da obrigatoriedade da implantação de sistemas que atendam ao requisito Euro 5 (Proconve P7).

As inovações começam nos designers bastante arrojados, definidos por linhas firmes e cores metalizadas, passando por detalhes externos como acabamento brilhante e cromados nos faróis garantindo uma imagem imponente das máquinas. Esse ano a organização preparou uma novidade: as grandes marcas disponibilizarão um test drive em seus caminhões na Arena Anhembi.

Confira o que cada empresa trouxe de melhor.

MERCEDES BENZ - O destaque da Mercedes ficou por conta do pesadão Actros 4844 8x4 basculante. O off-road já que está presente no mercado desde 2008, mas apresentou importantes novidades. Com motor de 435 cv de potência para severas aplicações fora-de-estrada como na mineração, construção pesada e grandes obras de infraestrutura. O modelo deve chegar ao Brasil em 2012 com tecnologia BlueTec 5 (que atende ao Proconve P7) e o câmbio automatizado.

“Essa exclusiva tecnologia da nossa marca diminui significativamente as emissões de poluentes e reduz o consumo de combustível, assegurando um excelente desempenho, eficácia e confiabilidade”, diz Joachim Maier, vice-presidente de Vendas da Mercedes-Benz.

Além disso, tem capacidade para 48.000 kg de peso bruto total - PBT e 123.000 kg de capacidade máxima de tração - CMT. Sua capacidade de carga líquida chega a cerca de 37.000 kg, dependendo do peso do implemento, o que permite a utilização de básculas com capacidade até 20 metros cúbicos.

MAN - A companhia trouxe de novo a notícia de que investirá R$ 1 bilhão no Brasil até 2016. O aporte foi revelado após uma reunião entre o presidente da fabricante para a América Latina, Roberto Cortes e a presidente Dilma Rousseff. “Neste encontro, eu tive a oportunidade de transmitir à presidente a convicção do Grupo na economia nacional”, declarou o executivo.

Outra novidade para o mercado foi os caminhões com motorização para a tecnologia Euro 5. Somado aos motores Cummins, os caminhões da marca receberão – pela primeira vez no Brasil – propulsores fabricados pela própria montadora.

No segmento de extrapesados A MAN apresentou os cavalos mecânicos MAN TGX e TGS “made in Brazil”, nos modelos TGX 29.440 6×4 e 33.440 6X4. Os produtos TGX serão comercializados a partir de 2012 com motorização Euro 5, atendendo as normas PROCONVE P-7, com o objetivo de atingir um índice de nacionalização superior a 60%. E oferecendo níveis de conforto e segurança comparáveis aos de um automóvel.

IVECO – Sem muitas novidades a Iveco só reforçou o que já tinha anunciado, ou seja, a linha Ecoline que chega ao mercado em 2012.

“Vamos agora renovar tudo de novo, com veículos ainda mais confortáveis e robustos, com motores mais potentes, com melhor desempenho e menor consumo de combustível”, explicou Marcos Mazzu, presidente da fabricante na América Latina.

O destaque dentre os grandões da Ecoline é o extrapesado Iveco Stralis AS, que é maior e mais potente do que o modelo oferecido atualmente. O caminhão conta com motor de 560 cavalos de potência e torque de 2.500 NM, além disso, a montadora reconfigurou a cabine trazendo interior repaginado.

Os modelos da nova linha terão configurações diferentes de cabines e interiores, modificações mecânicas de chassi, suspensão, mudanças nos sistemas elétricos e pneumáticos, além de e detalhes estéticos que alcançam todas as famílias de produtos da marca.

Como característica primordial, os veículos da linha possuem nova motorização para atender aos padrões exigidos pelo Proconve P7. A exemplo da MAN, a fabricante também disponibilizará as duas tecnologias existentes no Brasil, a EGR e SCR (Recirculação dos Gases de Exaustão e Redução Catalítica Seletiva, em português), que utiliza o aditivo Arla-32.

FORD – A companhia mais uma vez deixou passar a oportunidade de entrar no segmento de extrapesado. Durante o evento o presidente da Ford Brasil e Mercosul, Marcos de Oliveira, demonstrou sua ambição da Ford no segmento de extrapesados e diz trabalhar em um novo modelo extrapesado, mas reconheceu que a empresa ainda não está preparada no momento.

“No momento, a Ford não irá revelar detalhes do novo produto, nem data de lançamento, o nosso trabalho é acelerar o desenvolvimento deste novo projeto global, que nos permitirá disputar todos os segmentos de mercado [...]. O novo produto assim como a Nova linha Cargo será surpreendente”, diz o diretor de operações de caminhões da Ford América do Sul Oswaldo Jardim sem dar mais detalhes.

SCANIA – A investida da empresa ficou por conta de uma nova plataforma global de motores. A montadora aposentou de vez a linha anterior de 9, 11 e 12 litros dando lugar ao de 9 litros e cinco cilindros e outro de 13 e seis cilindros em linha.

Segundo Roberto Leoncini, diretor geral da Scania no Brasil, os novos motores sairão da linha da unidade fabril da montadora em São Bernardo do Campo (SP). Tais propulsores se juntam ao V8, vindo da Suécia, de 16 litros e podem ser aplicados nos sistemas Euro 3, Euro 4 Euro 5 e Euro 6.

VOLVO – Assim como todas as outras montadoras a Volvo também veio à Fenatran com uma linha adequada ao Euro 5. A companhia preferiu oferecer ao consumidor a tecnologia SCR.

Os motores da linha FH ganharam 20 cavalos a mais de potência e oferecem opções de 420, 460, 500 e 540 cavalos. Os modelos da linha FMX possuem motorização de 420, 460 e 500 cavalos, além de caixas automatizadas I-Shift, que promete maior conforto e segurança de operação. Tanto os modelos da linha FH quanto os da FMX são de 13 litros.

INTERNATIONAL – A Navistar América do Sul, holding de empresas que produz os caminhões da marca International, também terá a versão Euro V dos seus atuais veículos produzidos e comercializados no Brasil, o International 9800i e o International DuraStar.

Para as para operações fora de estrada, a companhia trouxe o WorkStar, um caminhão com boa performance em manobras e cabine confortável para o motorista. Traz como item de série o Diamond Logic Electrical System, que monitora todos os componentes do veículo para reduzir o tempo de diagnóstico de falhas e permitir a integração de implementos.

O modelo exposto é 6x4 e possui motor Cummins ISM de 11 litros, com seis cilindros, 345cv e transmissão Eaton de 10 velocidades.

 

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