FECHAR
FECHAR
06 de fevereiro de 2019
Voltar

TECNOLOGIA

Nova solução em perfuração de poços contribui para produção agrícola no semiárido nordestino

A última geração de sondas leves para poços de água da Epiroc, a TH10-LM oferece maior controle e visibilidade da operação
Fonte: Assessoria de Imprensa

A fazenda Macacos produz frutas de alta qualidade para exportação, e está localizada no semiárido nordestino.

A fonte de água que provê todo o sistema de irrigação está situada no aquífero Jandaíra, formado por uma rocha calcária extremamente resistente.

Para vencer esse solo rígido, a Agrícola Famosa, proprietária da fazenda, vem utilizando a última geração de sondas leves para poços de água da Epiroc, a TH10-LM.

Segundo a empresa, dentre as principais vantagens operacionais da TH10-LM, destacam-se: estrutura reforçada e robusta, com destaque para sua torre treliçada; baixo índice de manutenção, pois toda a arquitetura do equipamento utiliza componentes que não estão sujeitos a quebras, como a bomba de injeção de água com acionamento hidráulico direto, que é isenta de correias e polias; furos mais retilíneos e precisos, graças ao mastro de perfuração com sistema inédito de abastecimento de tubos, com cabeçote fixo na torre.

“Como não possui balanço traseiro, o equipamento pode ser transportado em qualquer hora do dia ou da noite, sem necessidade de autorização prévia das autoridades rodoviárias”, comenta a fabricante.

Mas o principal diferencial verificado na operação é, sem dúvida, a produtividade, cerca de 50% a mais em relação a máquinas similares.

Hélios Betoven Barboza Bezerra, encarregado de perfuração, destaca a capacidade de perfuração em grandes diâmetros, que são essenciais para proporcionar a vazão necessária de água.

“Nós já fizemos furos aqui em cerca de 20 dias para entregar um poço de 360 m com diâmetro de 14,5 polegadas.”

Toda essa performance é proporcionada pela combinação, de um cabeçote rotativo com o maior torque da categoria (763 kgf.m) e um exclusivo sistema de haste em espera, que elimina o processo de troca no meio da operação. Como o próprio nome sugere, a próxima haste na sequência de substituição é montada em paralelo à operação, e em questão de segundos é posicionada e rosqueada para seguir perfurando.

A sonda TH10-LM também possibilita maior visibilidade para o operador, que fica mais próximo à perfuração em uma plataforma elevada, o que aumenta também a segurança de todos envolvidos.

As sondas de perfuração de poços de água TH10-LM da Epiroc oferecem maior controle e visibilidade da operação. Seu painel apresenta todas as informações e controles do equipamento, permitindo total domínio do processo e resultando em maior performance e vida útil das brocas e martelos de perfuração.