FECHAR
FECHAR
11 de maio de 2015
Voltar
Fabricante

Ventos favoráveis

Com investimento de 60 milhões de reais na sua implantação, nova fábrica da Astec em Vespasiano (MG) produzirá britadores, peneiras vibratórias e usinas de asfalto

Após passar alguns anos testando o mercado, a fabricante norte-americana Astec juntou-se à MDE (Manufatura e Desenvolvimento de Equipamentos) para construir uma fábrica nacional e reforçar a operação da subsidiária Astec do Brasil. A unidade fabril está instalada em uma área de 59 mil m², sendo 14 mil m2 destinados à operação, contando com pontes rolantes, robôs para fabricação de peças e outras tecnologias que dão suporte à fabricação de britadores e peneiras vibratórias da marca Telsmith e usinas de asfalto da marca Roadtec.

A joint-venture entre as duas empresas foi criada em 2011, sendo que a comercialização dos produtos Telsmith começou no ano seguinte, já como Astec do Brasil. “Por um bom tempo, a MDE procurou um parceiro mundial para produzir equipamentos no Brasil até começarmos nossa parceria com a Astec em 2010, quando assumimos a representação nacional”, comenta Estefano Trad, diretor superintendente da Astec do Brasil. “Em 2013, começamos a produzir as peneiras vibratórias na unidade fabril da MDE, cadastrando as primeiras máquinas com acesso ao Finame. E, naquele mesmo ano, também começamos a construir a fábrica.”

Localizada em Vespasiano (MG), a fábrica recebeu 60 milhões de reais em investimentos, sendo que 25% dos recursos foram bancados pela MDE e o restante pela Astec. Com a unidade brasileira, a empresa prevê um faturamento de 45 milhões de reais em 2015, montante que deve ser incrementado em 15% no próximo ano. Já a partir de 2017, a empresa vislumbra um aumento mais lento, de 5% ao ano. “O Grupo Astec já almejava se instalar no Brasil porque o país oferece condições territoriais, econômicas e de mercado bastante favoráveis”, diz o diretor comercial da Astec do Brasil, Galvão Maia. “E a parceria com a MDE nos abriu essa porta.”

PORTFÓLIO

Na nova fábrica, a empresa produz britadores fixos de mandíbulas, de cone e de impacto, além de peneiras vibratórias da marca Telsmith. Os modelos de cone e de mandíbulas também têm versões móveis sobre pneus ou esteiras, mas que ainda são importados, assim como os demais britadores sobre esteiras comercializados no mercado nacional pelas marcas concorrentes. “No processo produtivo implantado aqui no Brasil, um dos destaques é a bancada de testes para britadores cônicos de 200, 300 e 400 cv”, explica André Oliveira, engenheiro de aplicação da Astec do Brasil.