FECHAR
FECHAR
16 de junho de 2010
Voltar
Bauma 2010

Komatsu lança novo trator de esteiras

O trator de esteiras D375A-6, de 71 t de peso operacional, figurou como um dos principais destaques da Komatsu na Bauma 2010. Segundo a fabricante, seu sistema de transmissão automática, com conversor de torque, proporciona maior rendimento nas operações com a lâmina, contribuindo para uma redução de 10% no consumo de combustível.

A empresa também anunciou a comercialização de suas escavadeiras hidráulicas com acionamento híbrido (diesel/elétrico) na Europa, após o sucesso obtido nos mercados japonês, chinês e norte-americano. Lançada em 2008, apenas para os clientes do Japão, a PC200 Hybrid rapidamente conquistou o mercado e, agora, começa a ser apresentada como uma solução global para a maior sustentabilidade e redução no consumo de combustíveis fósseis, não renováveis.

O equipamento armazena em banco de capacitores a energia dissipada durante a frenagem do giro e, quando surge uma demanda por maior potência, o motor elétrico entra em operação para suplementar a oferta do motor a diesel. Testes realizados pela Komatsu apontam que a escavadeira híbrida PC200LC-8 apresenta uma redução de 25 a 40% no consumo de diesel em comparação ao modelo convencional.

Entre outras inovações, a empresa também destacou seu sistema de monitoramento remoto Komtrax, disponível como item de série para todos os equipamentos da linha. Com apenas um clique, ele permite que os dados de toda a frota sejam exportados para uma planilha de aplicação, o que, consequentemente, reduz o tempo de manutenção (em caso de falhas) e aumenta a produtividade.

www.komatsu.com