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Revista M&T - Ed.283 - Maio 2024
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COLUNA DO YOSHIO

Como agregar valor ao trabalho

Profissionais de sucesso se destacam por meio de ‘benchmarking’, no sentido que geralmente agregam valor ao trabalho ao buscar as melhores soluções para a empresa

À primeira vista, desenvolver uma carreira profissional de sucesso pode parecer um profundo mistério para grande parte das pessoas. De fato, ao conversar com estudantes e jovens profissionais, percebe-se que muitos deles imaginam existir um “segredo” reservado para poucos.

Também passei por épocas em que via as possibilidades de estabelecer uma carreira profissional em grandes organizações profundamente marcadas por dúvidas e incertezas, especialmente em meio a crises econômicas e mudanças no ambiente de trabalho.

Com o tempo, no entanto, as coisas foram tomando um curso mais consistente e a minha carreira evoluiu de maneira satisfatória.

Não sem o devido esforço, diga-se de passagem, mas também com oportunidades e pessoas que tiveram a coragem de confiar no meu potencial.

Nessa trajetória, entre inúmeras descobertas percebi que o reconhecimento ou a remuneração pelo trabalho é apenas uma fração do que logramos produzir na função ou na posição que ocupamos.

Ou seja, somos cada vez mais valiosos para a organização à medida que nos tornarmos capazes de agregar valor ao negócio com o nosso trabalho, aumentando as chances de evolução na carreira. Portanto, o grande “segredo” é saber o que fazer para agregar valor às atividades.

É nesse ponto que começa outro dilema, pois nem sempre temos a percepção ou somos informados com clareza sobre o valor que devemos agregar para sermos diferenciados.

E a verdade incômoda é que muitos profissionais navegam pela própria carreira sem qualquer certeza nesse aspecto.

Talvez seja instrutivo pensar nos diretores de empresas e no valor que esses profissionais conferem aos negócios. Quando questionados sobre isso, muitos respondem que agregam valor ao cuidar das pessoas que integram a organização.

Mas não percebem que este é o papel dos gerentes, que estão sempre mais próximos e em constante conta


À primeira vista, desenvolver uma carreira profissional de sucesso pode parecer um profundo mistério para grande parte das pessoas. De fato, ao conversar com estudantes e jovens profissionais, percebe-se que muitos deles imaginam existir um “segredo” reservado para poucos.

Também passei por épocas em que via as possibilidades de estabelecer uma carreira profissional em grandes organizações profundamente marcadas por dúvidas e incertezas, especialmente em meio a crises econômicas e mudanças no ambiente de trabalho.

Com o tempo, no entanto, as coisas foram tomando um curso mais consistente e a minha carreira evoluiu de maneira satisfatória.

Não sem o devido esforço, diga-se de passagem, mas também com oportunidades e pessoas que tiveram a coragem de confiar no meu potencial.

Nessa trajetória, entre inúmeras descobertas percebi que o reconhecimento ou a remuneração pelo trabalho é apenas uma fração do que logramos produzir na função ou na posição que ocupamos.

Ou seja, somos cada vez mais valiosos para a organização à medida que nos tornarmos capazes de agregar valor ao negócio com o nosso trabalho, aumentando as chances de evolução na carreira. Portanto, o grande “segredo” é saber o que fazer para agregar valor às atividades.

É nesse ponto que começa outro dilema, pois nem sempre temos a percepção ou somos informados com clareza sobre o valor que devemos agregar para sermos diferenciados.

E a verdade incômoda é que muitos profissionais navegam pela própria carreira sem qualquer certeza nesse aspecto.

Talvez seja instrutivo pensar nos diretores de empresas e no valor que esses profissionais conferem aos negócios. Quando questionados sobre isso, muitos respondem que agregam valor ao cuidar das pessoas que integram a organização.

Mas não percebem que este é o papel dos gerentes, que estão sempre mais próximos e em constante contato com as pessoas.

Por isso, costumo dizer que os diretores de sucesso se destacam por meio de “benchmarking”, no sentido que os profissionais diferenciados geralmente agregam valor ao trabalho ao buscar as melhores soluções para a empresa, seja em processos, em tecnologias ou mesmo na distribuição de recursos na organização.

Talvez fique mais ainda claro afirmar que sequer há diretores de uma divisão ou de uma função específica, mas sim diretores da empresa como um todo, com o único e essencial objetivo de buscar o melhor resultado para toda a organização.


*Yoshio Kawakami é consultor da Raiz Consultoria e diretor técnico da Sobratem

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