TECNOLOGIA
Assessoria de Imprensa
12/11/2019 11h00
A realidade aumentada, um dos destaques da indústria 4.0, acaba de ser adicionada aos recursos dos consultores técnicos da Metso no Brasil.
A multinacional finlandesa vai adotar os chamados óculos inteligentes, conhecidos internacionalmente como smart glass, para seus profissionais de campo.
Os dispositivos parecem óculos comuns, mas possuem câmeras especiais – inclusive com visão noturna – e conectividade sem fio.
Com eles, os técnicos podem acessar outros especialistas remotos, engenharia e informações técnicas, em tempo real, aumentando a eficiência dos serviços, reduzindo tempo de intervenção e os custos do processo. Comercialmente, a solução vai ser nomeada como Metso Remote Assistance.
“A tecnologia começará a ser utilizado até o começo de novembro pelos nossos especialistas e será uma revolução no atendimento técnico” argumenta Paulo Gurgel, gerente nacional de assistência técnica.
De acordo com ele, o recurso é disruptivo ao permitir que o consultor técnico tenha acesso ao suporte das equipes de engenharia
...A realidade aumentada, um dos destaques da indústria 4.0, acaba de ser adicionada aos recursos dos consultores técnicos da Metso no Brasil.
A multinacional finlandesa vai adotar os chamados óculos inteligentes, conhecidos internacionalmente como smart glass, para seus profissionais de campo.
Os dispositivos parecem óculos comuns, mas possuem câmeras especiais – inclusive com visão noturna – e conectividade sem fio.
Com eles, os técnicos podem acessar outros especialistas remotos, engenharia e informações técnicas, em tempo real, aumentando a eficiência dos serviços, reduzindo tempo de intervenção e os custos do processo. Comercialmente, a solução vai ser nomeada como Metso Remote Assistance.
“A tecnologia começará a ser utilizado até o começo de novembro pelos nossos especialistas e será uma revolução no atendimento técnico” argumenta Paulo Gurgel, gerente nacional de assistência técnica.
De acordo com ele, o recurso é disruptivo ao permitir que o consultor técnico tenha acesso ao suporte das equipes de engenharia da Metso, principalmente ao centro de inteligência da companhia e em tempo real.
Como os óculos são equipados com câmeras, é possível enviar imagens dos equipamentos em manutenção e receber orientações também com suporte de imagens.
Os smart glass, afirma, permitem o compartilhamento de conhecimento em toda linha de equipamentos, processos e automação, áreas onde a Metso tem o reconhecimento mundial.
“O suporte ao cliente passa a ser mais ágil, amplo e sem fronteiras”, resume Gurgel. Ele destaca que a ferramenta aproxima os especialistas a partir de uma conexão de dados segura e faz parte das tendências da indústria 4.0 ao lado de outros recursos que a Metso já adota, incluindo um aplicativo para acompanhamento de paradas programadas e não programadas já em uso no Brasil.
Além da maior agilidade no suporte técnico, o Metso Remote Assistance permite aumentar a eficiência no diagnóstico de falhas, otimizando custos dos reparos e os ganhos de produtividade, uma vez que o reparo torna-se mais rápido, preciso e realizado com segurança.
Isso pode ser conseguido, por exemplo, com uma espécie de ordem de serviço digital, pela qual o técnico recebe orientação específica do equipamento que está em manutenção por meio da conectividade em tempo real com o cento de inteligência da Metso, evitando erros e reduzindo o tempo de intervenção. Ele também pode consultar a disponibilidade de peças no inventário da empresa, ganhando agilidade.
Outra característica dos óculos inteligentes, explica, é conferir maior segurança aos técnicos. O Metso Remote Assistance pode ainda armazenar o layout das plantas, identificando áreas com equipamentos que oferecem mais riscos ou guiando os técnicos em áreas confinadas.
28 de abril 2020
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