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Escavadeira a hidrogênio da Hyundai deve chegar ao mercado em cinco anos

Protótipo de rodas HW155H utiliza células de combustível para entregar até 8 h de operação contínua

Equipment World

18/05/2023 08h28 | Atualizada em 22/05/2023 13h43

Durante a ConExpo-CON/AGG 2023, a Hyundai CE promoveu a estreia na América do Norte do protótipo de sua escavadeira de rodas HW155H de 2ª geração, movida a células de combustível de hidrogênio.

"Você pode pensar nisso quase como uma escavadeira elétrica, mas em vez de contar com uma bateria a bordo, a fonte de eletricidade é a célula de combustível", resumiu o especialista da empresa, Chris Davies.

O desenvolvimento da escavadeira de 14 toneladas é resultado de um acordo assinado em 2020 entre Hyundai CE, Hyundai Motors e Hyundai Mobis, em seu Centro de pesquisas Mabuk, em Yongin-si, na Coreia do Sul.

As empresas têm trabalhado em conjunto para desenvolver células a combustível de hidrogênio para alimentar empilhadeiras e escavadeiras de médio e grande porte.

"Quando o sistema estiver totalmente desenvolvido e pronto para produção, teoricamente poderá ser escalonado e implementado para utilização em quase todas as plataformas existentes, que atualmente utilizam motores de combustão interna", disse Davies.

Assim como os equipamentos com bateri

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Durante a ConExpo-CON/AGG 2023, a Hyundai CE promoveu a estreia na América do Norte do protótipo de sua escavadeira de rodas HW155H de 2ª geração, movida a células de combustível de hidrogênio.

"Você pode pensar nisso quase como uma escavadeira elétrica, mas em vez de contar com uma bateria a bordo, a fonte de eletricidade é a célula de combustível", resumiu o especialista da empresa, Chris Davies.

O desenvolvimento da escavadeira de 14 toneladas é resultado de um acordo assinado em 2020 entre Hyundai CE, Hyundai Motors e Hyundai Mobis, em seu Centro de pesquisas Mabuk, em Yongin-si, na Coreia do Sul.

As empresas têm trabalhado em conjunto para desenvolver células a combustível de hidrogênio para alimentar empilhadeiras e escavadeiras de médio e grande porte.

"Quando o sistema estiver totalmente desenvolvido e pronto para produção, teoricamente poderá ser escalonado e implementado para utilização em quase todas as plataformas existentes, que atualmente utilizam motores de combustão interna", disse Davies.

Assim como os equipamentos com baterias, os equipamentos alimentados por hidrogênio não produzem emissões.

A eletricidade é gerada por meio da reação química entre hidrogênio e oxigênio, que produz apenas água, enquanto um motor elétrico aciona a bomba hidráulica.

O hidrogênio é armazenado no lado direito da máquina, em frente à cabina do operador, em tanques de alta pressão que contêm hidrogênio suficiente para gerar eletricidade para até 8 h de operação contínua.

"Dependendo da estação de abastecimento, o tempo de abastecimento é de 10 a 20 min, comparável a uma máquina a diesel similar", assegura Davies.

"A montagem das redes de fornecimento de hidrogênio ainda está em curso, sendo que já há um grande investimento para melhorar essas infraestruturas", aponta.

Segundo ele, a expectativa é de que o modelo esteja disponível dentro de cinco anos ou até menos.

"Essa é uma forma de demonstrarmos à indústria e ao mundo que realmente estamos concentrados na sustentabilidade e em um futuro mais limpo", finaliza.

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