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Revista M&T - Ed.281 - Fev/Mar - 2024
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FABRICANTE

Scania apresenta gama Super XT para operações off-road

Com destaque para a mineração, marca apresenta modelos fora de estrada com novo trem de força e que prometem até 8% de economia de combustível em operações pesadas
Por Marcelo Januário (Editor)

Com nova plataforma tecnológica, o portfólio Euro 6 da Scania ganha o reforço da linha XT Super para todos os segmentos off-road. Com o lançamento, o novo trem de força Super passa a ser utilizado nas demais aplicações que faltavam, com destaque para a mineração.

Com a atualização, os produtos da gama passam a receber nova caixa de transmissão para modelos fora de estrada e sessão planetária reforçada (modelos Heavy Planetary G25CH e G33CH), além de opções de eixos e bogies para diferentes especificações.

“A seção planetária da nova caixa de câmbio traz carcaça em alumínio, e não em ferro fundido, o que reduz o peso em até 80 kg comparado à geração anterior”, afirma Marcelo Gallao, diretor de desenvolvimento de negócios da Scania no Brasil. “Isso também significa que o óleo permanece mais frio, pois há maior capacidade de refrigeração.”

Aguardada com expectativa pelo mercado, a linha traz motores V8 com sistema de injeção XPI, na faixa de 360 cv a 660 cv, com tração 10x4. Nas configurações 4x2, 6x4 e 8x4, os novos modelos oferecem torques de 1.700 Nm a 3.300 Nm, informa a montadora.

Os modelos também incorporam de série o novo freio CRB (de liberação de compressão) e o auxiliar hidráulico Retarder. “Somados, são 1.153 cv de potência, o que representa a maior capacidade de frenagem do mercado”, assegura Gallao.

O pacote de segurança reúne recursos como airbag frontal e lateral de cortina, assim como bafômetro embarcado, que permite ligar o veículo somente após o teste do motorista. Os modelos são disponibilizados em cabines P, G e (em alguns casos) R, com itens personalizados.

Segundo a montadora, o projeto foi desenvolvido para aumentar os intervalos de manutenção (de 500 para 750 h), além de contar com novas soluções de serviç


Com nova plataforma tecnológica, o portfólio Euro 6 da Scania ganha o reforço da linha XT Super para todos os segmentos off-road. Com o lançamento, o novo trem de força Super passa a ser utilizado nas demais aplicações que faltavam, com destaque para a mineração.

Com a atualização, os produtos da gama passam a receber nova caixa de transmissão para modelos fora de estrada e sessão planetária reforçada (modelos Heavy Planetary G25CH e G33CH), além de opções de eixos e bogies para diferentes especificações.

“A seção planetária da nova caixa de câmbio traz carcaça em alumínio, e não em ferro fundido, o que reduz o peso em até 80 kg comparado à geração anterior”, afirma Marcelo Gallao, diretor de desenvolvimento de negócios da Scania no Brasil. “Isso também significa que o óleo permanece mais frio, pois há maior capacidade de refrigeração.”

Aguardada com expectativa pelo mercado, a linha traz motores V8 com sistema de injeção XPI, na faixa de 360 cv a 660 cv, com tração 10x4. Nas configurações 4x2, 6x4 e 8x4, os novos modelos oferecem torques de 1.700 Nm a 3.300 Nm, informa a montadora.

Os modelos também incorporam de série o novo freio CRB (de liberação de compressão) e o auxiliar hidráulico Retarder. “Somados, são 1.153 cv de potência, o que representa a maior capacidade de frenagem do mercado”, assegura Gallao.

O pacote de segurança reúne recursos como airbag frontal e lateral de cortina, assim como bafômetro embarcado, que permite ligar o veículo somente após o teste do motorista. Os modelos são disponibilizados em cabines P, G e (em alguns casos) R, com itens personalizados.

Segundo a montadora, o projeto foi desenvolvido para aumentar os intervalos de manutenção (de 500 para 750 h), além de contar com novas soluções de serviços e segurança, como o sistema de cercas virtuais Scania Zone.

MINERAÇÃO

Na mineração, a linha Super inclui modelos com motores de 13 litros (G 460 6x4 e G 560 8x4) e de 16 litros (26 l R 660 V8 10x4). Com peso bruto total (PBT) de 60 t, a maior novidade é o modelo 560 G 8x4 XT Heavy Tipper Super, que traz a nova caixa Opticruise Heavy Planetary G33CH de 14 velocidades (incluindo uma superreduzida) e Overdrive.


Com novo trem de força, linha agrega airbag frontal e lateral de cortina, assim como bafômetro embarcado

De acordo com a empresa, a capacidade máxima de tração (CMT) do veículo chega a 210 t. “Em termos técnicos, a mineração é o segmento mais desafiador”, reconhece Gallao.

De fato, o esforço de tração em terrenos irregulares, que na mineração chega ao limite, levou à necessidade de reforçar as engrenagens da caixa em 12 mm.

“Dessa vez, o desenvolvimento não veio no chassi e nos eixos, como fizemos há um ano, pois tivemos que reforçar a própria caixa de câmbio, que também ficou mais longa”, conta o especialista, destacando que a opção de incluir mais uma engrenagem – como ocorre em outros projetos do segmento – foi descartada por “acarretar aumento no consumo”.

Segundo ele, o aumento de tamanho do dente de engrenagem permite distribuir a carga ao longo de uma área maior, de modo que a pressão do torque de 210 t acaba distribuída em uma engrenagem maior e mais espessa. “Além disso, a caixa de 14 marchas permite um escalonamento muito mais complexo em rampas, em setores onde 15% de inclinação é algo normal”, complementa.

Na primeira marcha, a caixa AG 33 CH reduz o giro do motor em 20,81 vezes, relata o engenheiro, ao mesmo tempo em que multiplica o torque.

“Ou seja, essa caixa transformou a capacidade de arranque em rampa em sete vezes, mantendo o motor com giro baixo e o caminhão andando rápido”, diz Gallao, citando o ajuste de relação entre o motor e a caixa.

“Além disso, quando se está em uma mina carregado e descendo, a CRB junto com o Retarder abre a possibilidade de se mover em uma maior velocidade, o que nessas operações é o principal indicador de performance (tonelada de minério transportado por hora).”

PROJETO

Ainda em termos de projeto, a mudança no trem de força também promete melhorias técnicas como aumento da pressão de pico no cilindro (para 250 bar), duplo comando de válvulas no cabeçote, menor fricção dos componentes e melhorias na lubrificação, refrigeração e eficiência do turbo compressor.


Segundo Gallao, aprimorar a relação entre motor e a caixa foi o principal desafio do projeto

O motor assegura desempenho superior em relação aos anteriores devido principalmente ao sistema Twin SCR de injeção dupla de AdBlue (Arla 32), que – segundo a companhia – ajuda a aumentar a eficiência do processo de pós-tratamento e gerar economia de até 8% sobre a geração anterior.

Outro componente de série no modelo é a nova unidade de otimização do tanque (FOU – Fuel Optimization Unit), que promete chegar a 97% de utilização do combustível (contra 87% anteriormente), destaca a fabricante.


PROJEÇÕES
Montadora projeta melhor 1º semestre da história


Apostando nos segmentos fora de estrada, a Scania espera surpreender em 2024

Segundo o gerente de vendas de soluções Off Road da Scania no Brasil, Fabrício Vieira de Paula, o mercado de caminhões pesados fechou 2023 com aproximadamente 4,5 mil unidades vendidas, em um mercado total de 17 mil caminhões comercializados no ano.

Nesse volume, a montadora atualmente tem 33% de participação, mas quer ir além. Para 2024, a meta do executivo é das mais otimistas, até por conta das projeções nos segmentos de cana, madeira, florestal e mineração, que indicam incremento nos resultados para o ano, ligado especialmente ao aumento de produção e investimentos de impacto.

“Posso garantir que o 1º semestre vai ser o melhor da história da Scania no Brasil”, diz ele, destacando que normalmente o 2º semestre é o período mais aquecido para as montadoras. “Trabalhamos com uma perspectiva acima da média histórica, considerando um volume de pelo menos 2 mil caminhões pesados da marca vendidos no ano.”

Para ele, há potencial para melhorar o desempenho comercial principalmente no segmento florestal, segmento em que a marca assume estar um pouco aquém nos resultados.

De acordo com o executivo, a participação de 35% no segmento é baixa (como comparação, o share na mineração chega a 50%). “Podemos aumentar o potencial para o mercado de transporte de matéria-prima apartando a madeira”, finaliza.


REDE
Concessionária gaúcha celebra 60 anos com caminhão comemorativo


Com design diferenciado, edição especial faz aos 60 anos de atuação da Suvesa no Rio Grande do Sul

No final de janeiro, a Casa Scania Suvesa completou 60 anos de história com o lançamento de uma edição especial numerada (limitada a 60 caminhões) alusiva às seis décadas de atuação da empresa.

A novidade chega acompanhada por uma promoção de peças e serviços que vale até o final de 2024, com descontos que chegam a 60% em alguns casos, incluindo kit de reparo com bloco e sem pistões, mola pneumática, reparo de unidade injetora, kit amortecedor, kit de manutenção de bronzinamento e kit casquilho do mancal, entre outros.

Os modelos escolhidos para a Edição Especial são os pesados Super 460 R 6x2, Super 560 R 6x4, R 450 6x2 Plus e R 540 6x4 Plus. No interior da cabine Highline o acabamento de luxo traz painel multimídia com tela colorida de sete polegadas e geladeira.

As tecnologias embarcadas incluem recursos como Actcruise (piloto automático com previsão ativa) e acelerador inteligente (ou controle de aceleração).

A pintura especial escolhida é a prata (na imagem), com design distribuído em quatro faixas que remetem às cores da bandeira do estado (vermelho, amarelo e verde).

No Rio Grande do Sul, a cobertura é dividida em duas áreas, sendo que a metade sob responsabilidade da Suvesa é distribuída em quatro concessionárias, localizadas em Sapucaia do Sul (matriz), Santa Maria, Pelotas e Três Cachoeiras.

“A Suvesa é uma das representantes no fundamental mercado do Rio Grande do Sul, um estado muito forte no transporte de cargas e de passageiros, com raízes profundas em suas tradições, as quais respeitamos imensamente”, diz Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil.


Saiba mais:
Scania:
www.scania.com/br

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