FECHAR
16 de outubro de 2020
Voltar
Evento

O ponto de encontro da sustentabilidade

Ultrapassando as fronteiras do mundo presencial, a BW – Summit e Digital 2020 apresenta novidades que prometem engajar profissionais e empresas no movimento sustentável

A pandemia do novo coronavírus acelerou a utilização do ambiente virtual como plataforma para a promoção de uma série de atividades, especialmente na área de feiras e eventos. Forjada na necessidade de isolamento, a tendência também vem possibilitando que iniciativas e movimentos inspiradores possam alcançar um número muito maior de pessoas, ultrapassando as fronteiras do mundo presencial.

Nesse sentido, o Movimento BW também vem conseguindo ampliar suas ações para engajar e conscientizar a sociedade sobre a importância do meio ambiente para a economia e para a vida. De acordo com Afonso Mamede, presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), realizadora da BW, não fosse a amplitude do mundo digital, o movimento certamente não teria impactado uma importante fração de companhias e profissionais. “A realização semanal de lives e webinars sobre diferentes aspectos relacionados à sustentabilidade ambiental mostrou a força desse tema em praticamente todos os setores da economia e na sociedade”, diz ele. “Por isso, fortalecemos nossa presença digital em cada atividade de conteúdo, refinando o conceito do evento em novembro, que engloba todos os objetivos da BW.”

Nesta entrevista exclusiva à Revista M&T, Mamede repassa os conceitos da BW Expo, Summit e Digital 2020 – que acontece entre os dias 17 e 19 de novembro. Segundo ele, a expectativa da Sobratema é promover um evento inovador, totalmente digital, inclusive com a realização de um pré-show, previsto para o dia 16 de novembro, que contará com a presença de especialistas e de um convidado especial, comentando sobre seu engajamento nas questões ambientais. Confira mais detalhes a seguir.

  • Como o movimento BW se posicionava no ambiente virtual antes da pandemia?

Afonso Mamede – O mundo digital sempre foi um dos conceitos trabalhados pela BW, pois nosso objetivo é contribuir para a diminuição do impacto ambiental das atividades humanas de uma forma geral. Ou seja, queremos engajar o maio


A pandemia do novo coronavírus acelerou a utilização do ambiente virtual como plataforma para a promoção de uma série de atividades, especialmente na área de feiras e eventos. Forjada na necessidade de isolamento, a tendência também vem possibilitando que iniciativas e movimentos inspiradores possam alcançar um número muito maior de pessoas, ultrapassando as fronteiras do mundo presencial.

Nesse sentido, o Movimento BW também vem conseguindo ampliar suas ações para engajar e conscientizar a sociedade sobre a importância do meio ambiente para a economia e para a vida. De acordo com Afonso Mamede, presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), realizadora da BW, não fosse a amplitude do mundo digital, o movimento certamente não teria impactado uma importante fração de companhias e profissionais. “A realização semanal de lives e webinars sobre diferentes aspectos relacionados à sustentabilidade ambiental mostrou a força desse tema em praticamente todos os setores da economia e na sociedade”, diz ele. “Por isso, fortalecemos nossa presença digital em cada atividade de conteúdo, refinando o conceito do evento em novembro, que engloba todos os objetivos da BW.”

Nesta entrevista exclusiva à Revista M&T, Mamede repassa os conceitos da BW Expo, Summit e Digital 2020 – que acontece entre os dias 17 e 19 de novembro. Segundo ele, a expectativa da Sobratema é promover um evento inovador, totalmente digital, inclusive com a realização de um pré-show, previsto para o dia 16 de novembro, que contará com a presença de especialistas e de um convidado especial, comentando sobre seu engajamento nas questões ambientais. Confira mais detalhes a seguir.

  • Como o movimento BW se posicionava no ambiente virtual antes da pandemia?

Afonso Mamede – O mundo digital sempre foi um dos conceitos trabalhados pela BW, pois nosso objetivo é contribuir para a diminuição do impacto ambiental das atividades humanas de uma forma geral. Ou seja, queremos engajar o maior número de empresas e pessoas nessa meta. Mas, sem dúvida, a pandemia da covid-19 intensificou as atividades desenvolvidas no ambiente virtual, por meio da realização semanal de lives e webinars nas plataformas da BW e da Sobratema. Essas ações obtiveram resultados extremamente positivos no alcance e envolvimento das companhias e da sociedade.

Mamede: necessidade de transformação

  • Por que o movimento optou por promover atividades semanais de conteúdo?

AM – Embora o tema sustentabilidade ambiental esteja sempre em discussão, ainda não é tão evidente uma transformação profunda na forma de projetar, fabricar, consumir, reciclar, reutilizar e descartar produtos. Por isso, os estudos sobre poluição das águas, do solo e do ar, mudanças climáticas, emissões de gases de efeito estufa (GEE), descarte de resíduos e desmatamento e queimadas continuam revelando dados alarmantes.

Programação extensa reúne de canais de conteúdo, relacionamento e negócios

Em nossa avaliação, a realização de BW Lives e BW Talks todas as semanas poderia contribuir para essa mudança necessária. Afinal, buscamos abordar diferentes aspectos relacionados ao tema, com a participação de profissionais, especialistas, estudiosos e ativistas. Acreditamos, de fato, que é preciso implantar conceitos de circularidade nos produtos, adotar soluções para uma transição energética, descarbonizar as atividades econômicas e ampliar a educação ambiental da sociedade, em especial sobre questões relacionadas ao consumo, reciclagem e reúso, economia dos recursos naturais, descarte e produção sustentável. Além disso, a promoção dessas atividades também tem sido importante para refinar os conceitos desse grande evento.

  • Aliás, como isso mexeu com as expectativas em relação ao evento em novembro?

AM – A expectativa é de promover um evento de maneira totalmente digital e inovadora. Nosso objetivo é elevar o conhecimento sobre as boas práticas para a preservação do meio ambiente. Assim, serão mais de 100 horas de programação online com eventos de conteúdo sobre diversos assuntos relacionados ao meio ambiente. Para isso, os curadores dos nove Núcleos Temáticos estão trabalhando nesse programa, buscando levar aos participantes os debates mais relevantes dentro de cada área – a saber, Agronegócio Sustentável, Conservação de Recursos Hídricos, Construção Sustentável, Economia Circular, Reciclagem de Resíduos na Construção, Resíduos Sólidos, Transformação Energética – Hidrogênio, Valorização de Áreas Degradadas e Waste-to-Energy.

  • Além de conteúdo, tambémhaverá espaço para relacionamentoe negócios?

AM – Sim, o movimento BW é amplo e, desse modo, também busca estimular o uso de tecnologias para a conservação do meio ambiente. Assim, durante três dias o portal BW será o ponto de encontro da sustentabilidade ambiental na internet, com eventos de conteúdo, atividades interativas, ações de relacionamento e de negócios e também exposição de produtos, serviços e tecnologias. Para promover uma experiência única aos visitantes e participantes, criamos diversos ambientes no Portal BW, incluindo ‘Sala BW’, ‘Salas Temáticas’, ‘Business Channel’, ‘BW Experience’ e ‘Trilhas de Aprendizado’ (veja detalhes no quadro).

Eventos semanais fomentam o debate e estimulam a conscientização

  • Está confirmada a realizaçãode um pré-show?

AM – Isso mesmo. O evento BW começa no dia 16 de novembro. A partir das 19h00, teremos depoimentos dos mais importantes especialistas da área de sustentabilidade, além de um convidado especial, que falará sobre seu engajamento nas questões ambientais. Estamos preparando uma experiência completa para todas as pessoas, profissionais e empresas que se preocupam seriamente com a necessidade de diminuição do impacto ambiental de suas atividades. Por isso, fiquem atentos às nossas redes sociais e no site oficial do evento.

Saiba mais:
BW Expo:
www.bwexpo.com.br