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Revista M&T - Ed.273 - Maio 2023
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EMPRESA

Estratégia de crescimento

Com avanço recorde na carteira de +35% em 2022, o Banco Mercedes-Benz do Brasil registra o melhor resultado em quase três décadas de atividades financeiras no país
Por Melina Fogaça

Em 2022, o Banco Mercedes-Benz do Brasil (BMB) registrou o melhor resultado de sua história no país, que já conta com 27 anos, desde que a instituição financeira iniciou suas atividades em território nacional. Segundo Hilke Janssen, presidente e CEO do BMB, o Banco atingiu no ano a maior marca de carteira no Brasil, chegando a R$ 19,4 bilhões, frente a R$ 14,4 bilhões obtidos em 2021, em um crescimento de +35%.

Presente no Brasil desde 1996, o BMB contabilizou no ano passado um resultado de R$ 7,6 bilhões em negócios contratados, crescimento de 54% em relação a 2021. “O excelente resultado é reflexo de uma estratégia sólida de crescimento em parceria com a fábrica e a rede de concessionários”, comenta Hilke. “Alcançamos números inéditos mesmo com as incertezas da economia global, intensificada pela guerra do Leste Europeu e toda a agitação resultante dela.”

O financiamento de caminhões foi destaque no volume de novos negócios, com 64,4% dos contratos fechados em 2022. Ao todo, foram financiados 9.823 caminhões e liberados R$ 4,8 bilhões, que representam um crescimento de +63% em relação a 2021. “O BMB lidera os financiamentos de caminhões e ônibus Mercedes-Benz, com financiamento de 49% de todo o mercado de caminhões da marca”, aponta Marcello Larussa, diretor comercial do banco. “Ou seja, em cada 100 financiamentos ficamos com quase a metade, o que é muito forte em comparação aos grandes bancos do mercado brasileiro.”


Para Hilke, resultado é reflexo de parceriacom a fábrica e a rede de concessionários

DESTAQUES

Em relação às linhas de financiamento oferecidas pelo banco, os melhores resultados vieram por meio do BNDES Finame, que em 2022 atingiu a marca de R$ 3,4 bilhões em volume de financiamento, o dobro do obtido em 2021, quando chegou a R$ 1,1 bilhão.

J&a


Em 2022, o Banco Mercedes-Benz do Brasil (BMB) registrou o melhor resultado de sua história no país, que já conta com 27 anos, desde que a instituição financeira iniciou suas atividades em território nacional. Segundo Hilke Janssen, presidente e CEO do BMB, o Banco atingiu no ano a maior marca de carteira no Brasil, chegando a R$ 19,4 bilhões, frente a R$ 14,4 bilhões obtidos em 2021, em um crescimento de +35%.

Presente no Brasil desde 1996, o BMB contabilizou no ano passado um resultado de R$ 7,6 bilhões em negócios contratados, crescimento de 54% em relação a 2021. “O excelente resultado é reflexo de uma estratégia sólida de crescimento em parceria com a fábrica e a rede de concessionários”, comenta Hilke. “Alcançamos números inéditos mesmo com as incertezas da economia global, intensificada pela guerra do Leste Europeu e toda a agitação resultante dela.”

O financiamento de caminhões foi destaque no volume de novos negócios, com 64,4% dos contratos fechados em 2022. Ao todo, foram financiados 9.823 caminhões e liberados R$ 4,8 bilhões, que representam um crescimento de +63% em relação a 2021. “O BMB lidera os financiamentos de caminhões e ônibus Mercedes-Benz, com financiamento de 49% de todo o mercado de caminhões da marca”, aponta Marcello Larussa, diretor comercial do banco. “Ou seja, em cada 100 financiamentos ficamos com quase a metade, o que é muito forte em comparação aos grandes bancos do mercado brasileiro.”


Para Hilke, resultado é reflexo de parceriacom a fábrica e a rede de concessionários

DESTAQUES

Em relação às linhas de financiamento oferecidas pelo banco, os melhores resultados vieram por meio do BNDES Finame, que em 2022 atingiu a marca de R$ 3,4 bilhões em volume de financiamento, o dobro do obtido em 2021, quando chegou a R$ 1,1 bilhão.

Já o CDC (Crédito Direto ao Consumidor) continua sendo o produto com o maior número em carteira. Em 2022, a modalidade alcançou R$ 4,1 bilhões, um crescimento de +11,5% frente ao volume do ano anterior, de R$ 3,6 bilhões. “De maneira geral, 85% estão no segmento de ônibus e caminhões, sendo 59% de caminhões e 20% de carrocerias e chassis”, detalha Larussa. “Desse montante, 44% são grandes clientes, com 34% de pequenos e 1% de médios.”

Diferentemente de outros países, que contam com dois bancos distintos, um para caminhões e ônibus e outro para automóveis e vans, no Brasil o banco apoia todos os segmentos, até porque – segundo o executivo – o volume de negócios para automóveis e vans não permite uma segunda instituição. Seja como for, o segmento de vans também teve forte aceleração, registrando R$ 336 milhões e garantindo assim um resultado 29% maior do que o obtido em 2021, de R$ 260 milhões.

Já o negócio de ônibus alcançou R$ 793 milhões, enquanto o mercado de automóveis registrou um volume de R$ 195 milhões em novos financiamentos. O bom desempenho também se refletiu na corretora de seguros da montadora, que registrou resultados inéditos em 2022, com R$ 197 milhões em prêmios, +7% acima de 2021, quando foi de R$ 184 milhões. “A nossa base de negócios são os financiamentos com os nossos clientes”, diz Larussa. “O seguro está conosco para completar a oferta, pois a maioria absoluta dos nossos negócios é fechada com empresas, mesmo que tenham apenas um ou dois caminhões, sendo menos de 5% de pessoas físicas.”

PRESENÇA

Pelo fato de o BMB ser um banco de montadora, os principais contratos da instituição são relacionados a negócios B2B e, diferentemente dos bancos comerciais, apoiam exclusivamente negócios dos clientes. “Buscamos desenvolver soluções integradas para apoiar nosso cliente nos momentos de crise e incertezas”, destaca Hilke.

Para ela, no entanto, novos produtos financeiros estão surgindo no mercado brasileiro para permitir que as empresas se adaptem às novas tecnologias e à nova realidade.


Financiamento de caminhões foi destaque no volume de novos negócios no ano, diz Larussa

“É o caso do BNDES Baixo Carbono, por exemplo, que oferece vantagens para atrair frotistas interessados em investir em frotas menos poluentes”, comenta a executiva, destacando ainda que, para se aproximar de clientes, fábrica e concessionários, o BMB transferiu sua sede, que atualmente conta com 240 colaboradores, para a fábrica de São Bernardo do Campo (SP).

De acordo com Larussa, os negócios devem continuar a crescer neste ano, em especial nos segmentos de agronegócio, infraestrutura e consumo. “Com um mercado diferente em 2023, precisamos olhar para nossa participação não pelo valor absoluto, mas pela presença nos negócios e crescimento da participação no mercado”, reflete o diretor.

Saiba mais:
Banco Mercdes-Benz: www.bancomercedes-benz.com.br

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