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Revista M&T - Ed.87 - Fev/Mar 2005
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MERCADO

Crédito federal mantém venda de máquinas

Novo combustível é autorizado para o uso comercial adicionado ao dieselJaneiro registra aumento de 27,4% nas vendas internas de máquinas nacionais, em relação ao mesmo período de 2004. Aquisições financiadas pelo Modermaq, do BNDES, também disparam no mês

Por: Tébis Oliveira

Um bom mês para os fabricantes de máquinas pesadas e caminhões fora-de-estrada. Embora janeiro de 2005 não tenha repetido os resultados de dezembro, foi muito melhor que janeiro de 2004, o que, de forma geral, é animador num país em que, tradicionalmente, o mercado dá sinais de vida somente depois que o carnaval passa, ou seja, lá por março. Em relação a dezembro de 2004, a produção de janeiro de 2005 cresceu 22,4%. As vendas internas de modelos nacionais, entanto, baixaram 40,7% e, desta vez, não por culpa das exportações, que aumentaram apenas 1,9%. Já na comparação com janeiro de 2004, houve elevação dos três indicadores: a produção ganhou 44,7% de incremento, as vendas internas de máquinas nacionais, 27,4%, e as exportações, 34,5%.
Assim, o país começou 2005 investindo mais na compra de equipamentos pesados do que fez no início de 2004- Para o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), um termômetro desse aquecimento de mercado é o Modermaq (Programa de Modernização do Parque Industrial Nacional). Nas sete primeiras semanas de 2005 já recorreram ao programa mais empresas que no período de setembro (quando foi iniciado) a dezembro do ano passado. Até o dia 14 de fevereiro último, 300 financiamentos totalizando R$ 141,8 milhões haviam sido aprovados pelo banco, contra 299 (R$ 136,8 milhões) em 2004.


Juros menores
Somadas, as duas cifras equivalem a R$ 278,6 milhões, restando dos R$ 2,5 bilhões disponibilizados para o Modermaq, pouco mais de R$ 2,2 bilhões para financiar novas aquisições até 5 de agosto de 2005, data fixada para seu término. Voltado às indústrias de extração e transformação, com inclusão na última hora das empresas de construção que se enquadram na seção “F” da CNAE (Classificaç&ati


Por: Tébis Oliveira

Um bom mês para os fabricantes de máquinas pesadas e caminhões fora-de-estrada. Embora janeiro de 2005 não tenha repetido os resultados de dezembro, foi muito melhor que janeiro de 2004, o que, de forma geral, é animador num país em que, tradicionalmente, o mercado dá sinais de vida somente depois que o carnaval passa, ou seja, lá por março. Em relação a dezembro de 2004, a produção de janeiro de 2005 cresceu 22,4%. As vendas internas de modelos nacionais, entanto, baixaram 40,7% e, desta vez, não por culpa das exportações, que aumentaram apenas 1,9%. Já na comparação com janeiro de 2004, houve elevação dos três indicadores: a produção ganhou 44,7% de incremento, as vendas internas de máquinas nacionais, 27,4%, e as exportações, 34,5%.
Assim, o país começou 2005 investindo mais na compra de equipamentos pesados do que fez no início de 2004- Para o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), um termômetro desse aquecimento de mercado é o Modermaq (Programa de Modernização do Parque Industrial Nacional). Nas sete primeiras semanas de 2005 já recorreram ao programa mais empresas que no período de setembro (quando foi iniciado) a dezembro do ano passado. Até o dia 14 de fevereiro último, 300 financiamentos totalizando R$ 141,8 milhões haviam sido aprovados pelo banco, contra 299 (R$ 136,8 milhões) em 2004.


Juros menores
Somadas, as duas cifras equivalem a R$ 278,6 milhões, restando dos R$ 2,5 bilhões disponibilizados para o Modermaq, pouco mais de R$ 2,2 bilhões para financiar novas aquisições até 5 de agosto de 2005, data fixada para seu término. Voltado às indústrias de extração e transformação, com inclusão na última hora das empresas de construção que se enquadram na seção “F” da CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas), o Modermaq tem a taxa de juros de 14,95% ao ano como seu principal atrativo, por ser a menor do mercado. Uma taxa que pode cair mais ainda, já que há bancos assumindo a redução do spread de 3,95% autorizado pelo BNDES. Um exemplo é a Cat Financial, ligada à Caterpillar, que lançou o ModerCat, com spread variando entre 2,35% e 0,35%, conforme o prazo do financiamento. A Caterpillar Brasil e a CNH (Case New Holland) são os fabricantes que, até agora, têm tido maior número de máquinas adquiridas pelo programa.
Para o BNDES, a demanda mensal por recursos do Modermaq deve ficar entre R$ 150 milhões e R$ 200 milhões. Cerca de 70% do total já financiado pelo BNDES foi destinado a empresas de grande porte (faturamento superior a R$ 60 milhões), 15,3% foi para as de médio porte (entre R$ 10,5 milhões e R$ 60 milhões) e 14,7% para as de pequeno porte e microempresas (de R$ 1,2 milhão a R$ 10,5 milhões). O agronegócio tem liderado os pedidos de crédito, seguido dos segmentos de química e petroquímica, mecânica, construção civil e metalurgia.


Aumento de frota
Em 2004, o agronegócio, sem dúvida, e a mineração foram os principais agentes de movimentação do mercado brasileiro de máquinas pesadas e essa é uma condição que tende a se manter neste ano. No primeiro caso, por exemplo, além da renovação parcial de equipamentos, a frota agrícola será ampliada para atender ao aumento das áreas de cultivo e da produção industrial. Mas não é só. Sem falar na expansão do Centro-Oeste do país nesse setor, o oeste paulista, considerado a nova fronteira agrícola do estado, terá perto de dez usinas sendo implantadas ainda este ano. Até 2010, 30 novos empreendimentos do tipo, ocupando 860 mil hectares de área plantada, estarão em operação na região, moendo 60 milhões de toneladas de cana. Também na mineração há projetos de ampliação ou abertura de novas mineradoras.
A demanda interna e as exportações podem, juntas, chegar perto ou mesmo repetir a produção do ano passado, fechada em 13.376 máquinas, superando em 62,6% o total de 2003. As vendas internas de equipamentos nacionais totalizaram 5.002 unidades, ou 915 a mais que no ano anterior, e foram exportadas 8.504 unidades, mais que o dobro de 2004.
Realizando um balanço do ano, Yoshio Kawakami, presidente da Volvo Construction Equipment LA, diz que a empresa ultrapassou, pela primeira vez, o volume de mil unidades vendidas de equipamentos com a marca alcançando 1.022 máquinas comercializadas.
“No Brasil, não foi um ano fácil, até por causa dos ainda insuficientes investimentos em infraestrutura, mas alguns setores se destacaram”, diz Kawakami. A afirmação é uma referência direta às compras feitas pelas empresas dos segmentos de mineração, florestal e de movimentação de materiais. Só a VCELA comercializou no Brasil 548 unidades em 2004, 158 a mais que as 390 vendas efetuadas no ano anterior.
Segundo Kawakami, o equipamento Volvo mais vendido em 2004 foi a pá-carregadeira, com 510 unidades comercializadas, 339 no Brasil e 171 nos mercados latino-americanos. As escavadeiras somaram 265 equipamentos negociados, 157 internamente e 108 nos demais países do continente. Também teve destaque a linha de caminhões articulados, adquiridos principalmente pelos setores de mineração e construção civil. Na América Latina (incluindo o Brasil), foram vendidos 76 modelos, equivalendo a um crescimento de 69% sobre as vendas de 2004- “Chegamos a perder vendas por não termos como suprir a demanda de peças”, admitiu o presidente da VCELA.


Resultados
Tabela elaborada pela Câmara Setorial de Máquinas Rodoviárias da Abimaq indica que, entre tratores de esteira, retroescavadeiras, pás-carregadeiras de rodas, escavadeiras hidráulicas, caminhões off-road, motoniveladoras e rolos compactadores, foram fabricados, em janeiro de 2005, 1.217 equipamentos. Trata-se da melhor marca desde julho de 2004, quando foram produzidas 1.279 unidades. Nos meses seguintes, a produção veio baixando até chegar em dezembro ao menor número - 994 unidades. Foram vendidas 311 máquinas nacionais no país. É pouco, se comparado a dezembro e suas 525 unidades, mas é uma centena superior ao vendido em janeiro de 2004 (244 máquinas). A exportação de 733 unidades supera os resultados anteriores pelo quarto mês consecutivo, sendo 34,5% maior que o total exportado em janeiro do outro ano, que foi de 545 unidades.
O equipamento mais fabricado no Brasil em janeiro foi a carregadeira de rodas (301 unidades), como aliás aconteceu em todo o ano passado. Seguem as retroescavadeiras, com 267 unidades, motoniveladoras, com 224 unidades, e tratores de esteira, com 187 unidades. O maior incremento de produção ocorreu com os caminhões fora-de-estrada, 46 unidades fabricadas, aproximando-se da melhor produção de todo o ano passado, que foi de 48 unidades em julho, sendo quase o dobro do fabricado em dezembro (25 unidades).
As maiores vendas internas de produtos nacionais foram as de retroescavadeiras, com 111 máquinas. É um decréscimo em relação a dezembro, quando foram vendidas 121 unidades, mas muito mais que os 66 modelos vendidos em janeiro de 2004- As posições seguintes desse ranking são ocupadas pelas carregadeiras de rodas (98 unidades), escavadeiras hidráulicas (66 unidades) e, bem de longe, pelas motoniveladoras (12 unidades). Este último caso, inclusive, é o que apresenta, contando-se os outros dois verificados (tratores de esteira e carregadeiras de rodas), maior redução percentual em relação às vendas realizadas em janeiro de 2004 (22 unidades), ou seja, menos 45,5 /o. Também percentualmente, se comparados o primeiro mês de 2004 e o de 2005, o maior aumento de vendas foi o de rolo compactadores - 21 modelos vendidos este ano contra 7 em janeiro do outro, equivalendo a um incremento de 200%.
A linha mais importada, como já aconteceu durante 2004, foi a de escavadeiras hidráulicas. Foram trazidas para o Brasil, em janeiro de 2005, 16 máquinas contra as 9 importadas nos meses de referência dezembro e janeiro de 2004. Por outro lado, as importações de carregadeiras de rodas, depois de explodirem em dezembro, com a chegada de 25 máquinas ao país, caem para uma única unidade em janeiro último. As maiores exportações foram de motoniveladoras (212 unidades), tratores de esteira (169) e carregadeiras de rodas (126). No entanto, se considerada a relação janeiro de 2004 e 2005, são os rolos compactadores que saem na frente, com 31 unidades exportadas, equivalentes a um incremento de 72,2% sobre as exportações. Já os caminhões fora-de-estrada tiveram 39 unidades exportadas e apenas uma vendida no mercado interno.

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