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Revista M&T - Ed.181 - Julho 2014
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MTPS 2014

Atendimento de alto nível

Segunda edição da M&T Peças e Serviços mostra novidades de um setor cada vez mais valorizado do mercado, responsável pela movimentação de 12 bilhões de reais por ano

Em um ano de expectativas, muitos players com atuação nacional vêm criando estratégias para reforçar o setor de pós-venda, assim como ferramentas que aprimorem a prestação de serviços e estabeleçam uma relação mais duradoura com o cliente, de modo a garantir a rentabilidade e manter as margens de faturamento. Parte significativa dessa estratégia pôde ser conferida na recente feira M&T Peças e Serviços, realizada pela Sobratema no início de junho e que apresentou um amplo panorama desse novo cenário que emerge no setor. Confira a continuação da cobertura do evento.

FLUIDOS

Durante a M&T Peças e Serviços 2014, a BMC-Hyundai apresentou uma ferramenta que auxilia na manutenção dos equipamentos. O programa de análise LubLife prioriza a condição dos fluidos, responsáveis por garantir o bom funcionamento do equipamento. “Com o serviço, é possível identificar princípios de falhas de componentes e até mesmo auxiliar os clientes em sua operação”, diz Leandro Yokoti, gerente nacional de suporte ao produto da BMC-Hyundai.

Visando à proteção dos óleos diesel e hidráulico em equipamentos pesados, a empresa Oilcheck destacou soluções que consistem na utilização de ferramentas para realizar a diálise do óleo ou a limpeza do sistema por meio da recirculação do óleo no filtro, removendo contaminantes para evitar o descarte. “Esse processo custa apenas três centavos por litro e pode significar um desgaste muito menor nas peças de um equipamento com óleo contaminado”, explica Luis Milani, diretor da Oilcheck.

Justamente para garantir a qualidade da limpeza do óleo diesel ou hidráulico, a empresa também desenvolveu o FM404, um sistema de microfiltragem capaz de reter partículas de até dois Micra. “São partículas menores do que uma bactéria e, por isso, o filtro remove até dez vezes mais partículas do diesel antes que entre em contato com o bico injetor, mantendo o combustível limpo e livre de manutenção”, pontua Milani, que garante um custo de apenas meio centavo por litro filtrado com o produto.

Na linha de serviços para equipamentos de mineração, a empresa Beka-Lube exibiu soluções versáteis como o sistema progressivo para lubrificação de pontos em ordem fixa por meio de con


Em um ano de expectativas, muitos players com atuação nacional vêm criando estratégias para reforçar o setor de pós-venda, assim como ferramentas que aprimorem a prestação de serviços e estabeleçam uma relação mais duradoura com o cliente, de modo a garantir a rentabilidade e manter as margens de faturamento. Parte significativa dessa estratégia pôde ser conferida na recente feira M&T Peças e Serviços, realizada pela Sobratema no início de junho e que apresentou um amplo panorama desse novo cenário que emerge no setor. Confira a continuação da cobertura do evento.

FLUIDOS

Durante a M&T Peças e Serviços 2014, a BMC-Hyundai apresentou uma ferramenta que auxilia na manutenção dos equipamentos. O programa de análise LubLife prioriza a condição dos fluidos, responsáveis por garantir o bom funcionamento do equipamento. “Com o serviço, é possível identificar princípios de falhas de componentes e até mesmo auxiliar os clientes em sua operação”, diz Leandro Yokoti, gerente nacional de suporte ao produto da BMC-Hyundai.

Visando à proteção dos óleos diesel e hidráulico em equipamentos pesados, a empresa Oilcheck destacou soluções que consistem na utilização de ferramentas para realizar a diálise do óleo ou a limpeza do sistema por meio da recirculação do óleo no filtro, removendo contaminantes para evitar o descarte. “Esse processo custa apenas três centavos por litro e pode significar um desgaste muito menor nas peças de um equipamento com óleo contaminado”, explica Luis Milani, diretor da Oilcheck.

Justamente para garantir a qualidade da limpeza do óleo diesel ou hidráulico, a empresa também desenvolveu o FM404, um sistema de microfiltragem capaz de reter partículas de até dois Micra. “São partículas menores do que uma bactéria e, por isso, o filtro remove até dez vezes mais partículas do diesel antes que entre em contato com o bico injetor, mantendo o combustível limpo e livre de manutenção”, pontua Milani, que garante um custo de apenas meio centavo por litro filtrado com o produto.

Na linha de serviços para equipamentos de mineração, a empresa Beka-Lube exibiu soluções versáteis como o sistema progressivo para lubrificação de pontos em ordem fixa por meio de controle eletrônico, bem como um sistema de lubrificação via pulverização. “Na gama de opções, o cliente pode ainda dispor de diferentes sistemas de acionamento, seja elétrico, hidráulico ou pneumático, bem como sistemas de módulos individuais, para controle independente dos pontos”, explica Romano Rosa, diretor geral da Maveltec, que representa a Beka-Lube no Brasil.

Fornecedor de sistemas automáticos de lubrificação e sistemas ativos de segurança, o Groeneveld Group trouxe um sistema de gerenciamento de óleo – denominado Oil Master – e um sistema ultrassônico de detecção de obstáculos. “Nossos produtos já são utilizados ao redor do mundo nos mais diversos segmentos de mercado, desde transporte rodoviário, construção, aplicações em maquinários agrícolas, bem como em operações portuárias e mineração”, diz André Rosa, gerente de vendas da empresa.

PNEUS

A Titan Pneus destacou o produto LDR 250, indicado para pás carregadeiras de médio porte. Desenvolvido com duplo talão, amarrações do tipo “aero-tie-in” e cintas amortecedoras em aramida, o modelo possui desenho de rodagem extra-profundo, oferecendo maior resistência a avarias provocadas por rochas.

Distribuidor exclusivo do Tyrfil no Brasil, a Comercial Rodrigues mostrou as vantagens do uso de polímeros para eliminar o problema de furos em pneus. Segundo a distribuidora, o Tyrfil tem a vantagem de criar um contrapeso adicional, melhorando a estabilidade e o balanceamento de carga. A Laguna Pneus e Esteiras apresentou as novidades das marcas Honour e Haulmax, além de destacar outras marcas importantes que fazem parte de seu portfólio, como Bridgestone e Westlake.

A Alterosa Pneus apresentou o serviço de reconstrução de pneus radiais com Tap Rap. A tecnologia permite reconstruir o local no qual os cabos de aço foram danificados por corte, seja no talão, flanco, ombro ou banda de rodagem. A Tecpolimer expôs o pneu Softgel para minicarregadeiras e retroescavadeiras. A prova de furos e cortes, o Softgel é indicado para equipamentos utilizados em aterros, terraplenagem e demais operações severas na construção.

Já a Neverflat mostrou seu preenchimento anti-furo, que é injetado na cavidade do pneu através da válvula, substituindo o ar e constituindo uma massa uniforme de borracha sintética elástica. “Isso elimina a possibilidade de furos e os pneus podem rodar sobre vidros, pregos, pedras e outras superfícies”, garante Alessandro Martins, gerente comercial da empresa.

ACESSÓRIOS

A fabricante nacional de guindastes veiculares Argos apresentou na MTPS 2014 um kit completo para adequação dos equipamentos às novas normas da NR-12/2013, que afetam toda a frota destas máquinas no país.

De acordo com Marcelo Di Giorgio, supervisor comercial da Argos, o kit é composto por três novas tecnologias que aumentam a segurança do operador e atendem aos 36 requisitos da norma. A primeira novidade anunciada é o cesto aéreo autonivelado, para acoplamento na ponta de guindastes articulados e dotado de um sistema eletrônico/hidráulico que corrige automaticamente seu nível.

Além desse acessório, a empresa também introduz um controle eletrônico de momento, sistema composto por sensores de inclinação, limites de carga e movimentação dos guindastes, bem como um painel de controle computadorizado para indicar e alertar o operador, bloqueando a operação fora dos limites seguros.

Para completar o pacote, os novos recursos incluem um rádio controle para operar o guindaste a distância. “O acessório permite maior segurança do operador, que pode controlar a máquina remotamente, assim como maior eficiência na operação, possibilitando uma visão total das manobras do equipamento e da carga”, completa Di Giorgio.

SERVIÇO

Sediada em Campinas (SP), a Real Bombas exibiu sua expertise na reforma de bombas de água para diversos segmentos, inclusive em motores de equipamentos pesados da Linha Amarela, classificados pela prestadora como “especiais”.

De acordo com Álvaro Junior, diretor da empresa, a relação custo-benefício tende a aumentar quando se considera o tempo de parada da máquina com a aquisição de bombas novas. “Enquanto o tempo de importação de uma bomba nova pode chegar a mais de 60 dias, a reforma leva apenas um dia, entregando o produto com a qualidade e durabilidade originais”, afirma.

O processo consiste em realizar a desmontagem da bomba de água, limpeza dos componentes e troca de peças não recuperáveis ou de baixo custo-benefício, como rolamentos, selos mecânicos e juntas de vedação. Já elementos como carcaça, polia, flange, engrenagem e rotor também podem ser reformados, a depender da condição de avaria.

ESTOQUE

A Sany vem reestruturando integralmente seu departamento de pós-vendas. Recentemente, a fabricante chinesa lançou um canal de atendimento aos clientes e montou um estoque de peças para projetos especiais, equipado com diversos itens de manutenção e suprimentos. Segundo Alex Chiao, diretor de pós-venda da empresa, a política para o estoque de peças especiais, como motores e redutores, consiste no cálculo da necessidade do mercado local. Desse modo, é possível definir os itens e quantidades que devem ser mantidos em estoque, dando preferência às linhas mais vendidas no Brasil.

Como explica Chiao, a garantia do prazo de entrega é outra preocupação. Para isso, a multinacional adotou um sistema de monitoramento inteligente, que alerta a equipe quando algum prazo está próximo a se esgotar. “Desse modo, é possível priorizar a demanda e concluir a entrega no tempo estipulado”, diz ele.

 

 

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