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Volvo produzirá motor e câmbio no Brasil

TranspoNews

14/02/2011 15h01 | Atualizada em 18/02/2011 13h41

A Volvo do Brasil está expandindo fortemente suas operações na América Latina, segundo informou seu presidente, Roger Alm. A companhia anunciou investimentos de R$ 25 milhões para fabricar no Brasil as caixas de câmbio eletrônicas e o motor 11 litros de seus caminhões, além de outros R$ 50 milhões para construir um novo centro de logística de peças de reposição. As caixas de câmbio são atualmente importadas de uma das fábricas da Volvo na Suécia. O novo centro será erguido dentro do complexo industrial da Volvo, localizado no bairro Cidade Industrial de Curitiba, e deve entrar em operação em 2012.

“O Brasil sempre foi um mercado muito importante para o grupo Volvo, que vem constantemente investindo desde que a empresa se instalou aqui, no final dos anos 70. O país é a base para nossas operações em toda a América Latina”, declara Roger Alm. Somente no triênio que termina em 2011 a Volvo está investindo US$ 250 milhões na atualização e ampliação da linha de veículos e em melhorias no parque fabril. Os R$ 25 milhões para nacionalização do sistema de câmbio I-Shift fazem parte desse pacote trienal, mas os R$ 50 milhões anunciados para o centro de logística, que serão usados em obras civis e na compra

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A Volvo do Brasil está expandindo fortemente suas operações na América Latina, segundo informou seu presidente, Roger Alm. A companhia anunciou investimentos de R$ 25 milhões para fabricar no Brasil as caixas de câmbio eletrônicas e o motor 11 litros de seus caminhões, além de outros R$ 50 milhões para construir um novo centro de logística de peças de reposição. As caixas de câmbio são atualmente importadas de uma das fábricas da Volvo na Suécia. O novo centro será erguido dentro do complexo industrial da Volvo, localizado no bairro Cidade Industrial de Curitiba, e deve entrar em operação em 2012.

“O Brasil sempre foi um mercado muito importante para o grupo Volvo, que vem constantemente investindo desde que a empresa se instalou aqui, no final dos anos 70. O país é a base para nossas operações em toda a América Latina”, declara Roger Alm. Somente no triênio que termina em 2011 a Volvo está investindo US$ 250 milhões na atualização e ampliação da linha de veículos e em melhorias no parque fabril. Os R$ 25 milhões para nacionalização do sistema de câmbio I-Shift fazem parte desse pacote trienal, mas os R$ 50 milhões anunciados para o centro de logística, que serão usados em obras civis e na compra de equipamentos, representam um acréscimo aos investimentos.

No último ano, a Volvo comercializou 18,3 mil caminhões pesados e semipesados e 1,4 mil ônibus no Brasil e demais países da América Latina. Além de sua importância estratégica no continente, o Brasil é atualmente o principal mercado de caminhões da marca em todo o mundo nos últimos dois anos, em volume de vendas.

Pela segunda vez consecutiva, Brasil é o maior mercado mundial de caminhões da Volvo, que teve mais um excelente ano em 2010. Com um faturamento de R$ 6,8 bilhões, bastante superior aos R$ 3,9 bilhões obtidos em 2009, a Volvo encerrou 2010 com a comercialização de 18,3 mil caminhões – 16,2 mil somente no Brasil. A receita obtida no ano passado é a maior desde que a Volvo começou a produzir veículos em Curitiba, em 1979. “Tivemos um grande ano”, resume Roger Alm, presidente da Volvo do Brasil. Para ele, a atividade econômica em diferentes setores, como a construção civil, os investimentos em infraestrutura, a oferta de crédito e o bom desempenho da agricultura colaboraram decisivamente para atingir estes excelentes resultados.

Pelo segundo ano consecutivo, o FH 440cv foi o caminhão pesado mais vendido no país e o VM vendeu 5 mil unidades. E a caixa I-Shift já atinge cerca de 60% das vendas de pesados. A montadora informou que seu fornecimento também para a linha VM está em estudos, mas não revelou nenhuma estimativa de data para isso. A área financeira também bateu seus recordes. A Volvo Financial Services Brasil encerrou 2010 com um crescimento de 40% no volume de novos financiamentos de caminhões, ônibus e equipamentos de construção. A empresa encerrou o exercício com uma carteira gerenciada de R$ 3,1 bilhões, ante R$ 2,3 bilhões do ano anterior.

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