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Scania quer novo nicho no mercado

Webtranspo

08/12/2010 11h09 | Atualizada em 08/12/2010 13h43

“Ou vendemos mais caminhões para os mesmos clientes ou buscamos novos”. Foi com essa frase que Roberto Leoncini, diretor geral de vendas e serviços da Scania, justificou um projeto para ampliar sua presença no mercado nacional – ainda sem data para acontecer – da montadora sueca.

Segundo o executivo, está sendo analisada a entrada da marca em um nicho até então inexplorado pela fabricante: o de caminhões para aplicação no setor de distribuição urbana. “Estamos estudando este mercado e avaliando quais as necessidades dos clientes para prepararmos um caminhão para entrar neste segmento”, afirma.

Leoncini complementa. “Sabemos que de início não venderemos muito, mas queremos e vamos disputar esta área. Estamos trabalhando para oferecer melhores condições de preço para o nosso cliente, aliás, muitos deles já utilizam nossos modelos para grandes rotas, portanto, são potenciais parceiros neste mercado”.

Questionado sobre quando a marca entraria neste nicho, Leoncini divaga. “Não podemos desenvolver um produto em seis meses ou um ano. É algo a longo prazo. Não é possível estimar. Estamos fazendo nossa lição de casa”.

Além disso, de acordo com o executivo, a empresa não descarta a

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“Ou vendemos mais caminhões para os mesmos clientes ou buscamos novos”. Foi com essa frase que Roberto Leoncini, diretor geral de vendas e serviços da Scania, justificou um projeto para ampliar sua presença no mercado nacional – ainda sem data para acontecer – da montadora sueca.

Segundo o executivo, está sendo analisada a entrada da marca em um nicho até então inexplorado pela fabricante: o de caminhões para aplicação no setor de distribuição urbana. “Estamos estudando este mercado e avaliando quais as necessidades dos clientes para prepararmos um caminhão para entrar neste segmento”, afirma.

Leoncini complementa. “Sabemos que de início não venderemos muito, mas queremos e vamos disputar esta área. Estamos trabalhando para oferecer melhores condições de preço para o nosso cliente, aliás, muitos deles já utilizam nossos modelos para grandes rotas, portanto, são potenciais parceiros neste mercado”.

Questionado sobre quando a marca entraria neste nicho, Leoncini divaga. “Não podemos desenvolver um produto em seis meses ou um ano. É algo a longo prazo. Não é possível estimar. Estamos fazendo nossa lição de casa”.

Além disso, de acordo com o executivo, a empresa não descarta a possibilidade de o novo caminhão ser movido a etanol. “Já temos a tecnologia, tanto que está sendo utilizada em dois modelos de ônibus em circulação na cidade de São Paulo. Um motor que usa este tipo de combustível é mais limpo e não perde eficiência”, garante.

Scania e MAN juntas?
Antes mesmo de ser questionado sobre a possível associação da Scania com a MAN, conforme noticiado em diversos veículos de imprensa, Leoncini destacou que a unidade brasileira não tem comentado sobre o assunto.

Em um comunicado no site da marca, a empresa aponta que as montadoras “têm estudado diferentes projetos na área industrial, principalmente, relacionados a veículos comerciais. Isso pode trazer possíveis benefícios para as duas empresas na área de pesquisa, desenvolvimento, produção e fornecimento”.

Entretanto, segundo a companhia, “ainda não há nenhuma decisão tomada, já que existem diversos assuntos de natureza legal e comercial que precisam ser tratados. Uma decisão somente poderá ser tomada quando estes assuntos tiverem sido resolvidos”, diz o comunicado.

Resultados
A Scania fechou o acumulado de janeiro a novembro deste ano com 14.048 unidades de caminhões vendidas. Este resultado já demonstra um crescimento de 94% em relação a 2009, resultado 20% superior ao mercado brasileiro de pesados.

O desempenho da montadora lhe confere a expressiva participação de 28,4% no mercado, percentual que deixa a marca na posição de líder absoluta do segmento de pesados.

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