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Caterpillar cogita Limeira para abrigar fábrica de locomotiva

Gazeta de Limeira

24/11/2010 11h49 | Atualizada em 24/11/2010 14h15

 

Limeira é uma das cidades cogitadas pela Caterpillar para construção de uma fábrica de locomotivas de grande porte no Brasil. A empresa deve definir em 30 dias o local e pretende operar com 400 funcionários em um ano, como divulgou o jornal O Estado de São Paulo.

Carlos Roso, diretor da MGE - empresa de reforma, manutenção e modernização de locomotivas e trens que a Caterpillar comprou há dois anos no Brasil - , disse à Gazeta que Limeira é uma das cidades cogitadas por ter malha férrea.

A empresa contratou um serviço de consultoria que avaliará, em um mês, outras cidades do interior paulista com a mesma característica, como Americana, Rio Claro e Campinas. Além de linha ferroviária, fatores como infraestrutura, mão de obra e incentivos fiscais pesarão na decisão.

“Tomaremos essa decisão de forma rápida porque, em setembro, já tivemos autorização da nossa matriz em Berlim, Alemanha, para a construção da nova unidade. Queremos que a fábrica comece a funcionar em um ano”, declara Roso.

O investimento, segundo ele, será definido a partir da escolha da área. Roso lembrou ainda que, além dos empregos diretos, será gerada parcela significativa de vagas indiretas. Atualmente, a divisão de ferrovias da Cartepillar tem unidade em Diadema e Hort

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Limeira é uma das cidades cogitadas pela Caterpillar para construção de uma fábrica de locomotivas de grande porte no Brasil. A empresa deve definir em 30 dias o local e pretende operar com 400 funcionários em um ano, como divulgou o jornal O Estado de São Paulo.

Carlos Roso, diretor da MGE - empresa de reforma, manutenção e modernização de locomotivas e trens que a Caterpillar comprou há dois anos no Brasil - , disse à Gazeta que Limeira é uma das cidades cogitadas por ter malha férrea.

A empresa contratou um serviço de consultoria que avaliará, em um mês, outras cidades do interior paulista com a mesma característica, como Americana, Rio Claro e Campinas. Além de linha ferroviária, fatores como infraestrutura, mão de obra e incentivos fiscais pesarão na decisão.

“Tomaremos essa decisão de forma rápida porque, em setembro, já tivemos autorização da nossa matriz em Berlim, Alemanha, para a construção da nova unidade. Queremos que a fábrica comece a funcionar em um ano”, declara Roso.

O investimento, segundo ele, será definido a partir da escolha da área. Roso lembrou ainda que, além dos empregos diretos, será gerada parcela significativa de vagas indiretas. Atualmente, a divisão de ferrovias da Cartepillar tem unidade em Diadema e Hortolândia. A expansão do setor se deve ao crescimento econômico e a necessidade de ampliação das condições de escoamento da produção do mercado nacional, destino das locomotivas que serão fabricadas na nova unidade.

A Caterpillar, gigante global na fabricação de máquinas e equipamentos pesados para setores como construção e mineração, quer produzir entre 60 e 70 locomotivas de mais de 4 mil HP de potência por ano.

 

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