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Caminhão: nova montadora chega ao mercado brasileiro

Webtranspo

27/10/2010 10h55 | Atualizada em 27/10/2010 18h33

O mercado de caminhões no Brasil se torna mais competitivo com a entrada da NC2 nos negócios do país. A nova empresa, resultado de uma joint venture entre a Caterpillar e a Navistar International Corporation, produzirá e distribuirá caminhões semipesados e pesados, sendo que a pretensão da NC2 é fazer parte do grupo das cinco maiores montadoras de veículos grandes no mercado brasileiro até 2015.

Os investimentos da nova empresa no território nacional estão estimados em US$ 200 milhões. Segundo Al Saltiel, presidente da NC2, esta é uma aplicação inicial que será direcionada para a compra de equipamentos, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e treinamento, viabilizando o início das operações.

César Longo, diretor regional de vendas da NC2 do Brasil, afirmou que a cidade de São Paulo será a base das operações da nova montadora no mercado interno, enquanto o Brasil será o centro de exportações na América Latina. Os caminhões da NC2 serão produzidos na planta fabril da Agrale, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e serão comercializados sob as marcas International e CAT.

De acordo com a empresa, o projeto dos novos caminhões para o mercado brasileiro está sendo desenvolvido nos

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O mercado de caminhões no Brasil se torna mais competitivo com a entrada da NC2 nos negócios do país. A nova empresa, resultado de uma joint venture entre a Caterpillar e a Navistar International Corporation, produzirá e distribuirá caminhões semipesados e pesados, sendo que a pretensão da NC2 é fazer parte do grupo das cinco maiores montadoras de veículos grandes no mercado brasileiro até 2015.

Os investimentos da nova empresa no território nacional estão estimados em US$ 200 milhões. Segundo Al Saltiel, presidente da NC2, esta é uma aplicação inicial que será direcionada para a compra de equipamentos, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e treinamento, viabilizando o início das operações.

César Longo, diretor regional de vendas da NC2 do Brasil, afirmou que a cidade de São Paulo será a base das operações da nova montadora no mercado interno, enquanto o Brasil será o centro de exportações na América Latina. Os caminhões da NC2 serão produzidos na planta fabril da Agrale, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e serão comercializados sob as marcas International e CAT.

De acordo com a empresa, o projeto dos novos caminhões para o mercado brasileiro está sendo desenvolvido nos Estados Unidos e as unidades fabricadas no país terão entre 60 e 90% de nacionalização. “Nossos planos abrangem ainda o investimento de US$ 10 milhões na ampliação da linha de montagem dos caminhões”, diz Longo.

Modelos disponíveis
O primeiro caminhão da marca a ser disponibilizado ao consumidor brasileiro será o “International 9800”, já conhecido no país, mas que chega com outras novidades a partir de dezembro. Os destaques da nova versão do veículo são: transmissão de 13 velocidades, teto alto, sistema ABS e ar condicionado de série.

Em fevereiro de 2011, conforme estimativa apontada por Longo, a empresa lançará o International Durastar, disponível nas configurações 4X2, 6X2 e 6X4. Para o ano seguinte está previsto o lançamento de uma nova linha de caminhões com cabines mais modernas, sendo que desta vez a marca CAT passa a fazer parte do portfólio da NC2 no país.

Ao todo, serão produzidos mais de 15 modelos no mercado nacional, abrangendo desde a configuração com 10 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado) até 74 toneladas, com motorização de 180 a 500hp, da Cummins e MWM International. Para o suporte de vendas, a NC2 conta, no momento, com cinco pontos de revenda.

“Até o fim deste ano serão mais cinco. Porém, a nossa perspectiva é contemplar, até 2015, 60 pontos no país”, explica Longo. Segundo ele, a estratégia será ter poucas concessionárias em grandes territórios. Os veículos da International serão distribuídos pela Navitrucks, Interforce, Marcosa, Suga e Motobel. Porém, a rede Caterpillar poderá comercializar as duas marcas – International e CAT.

Longo também afirmou que a empresa está acertando detalhes do acordo com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) para a oferta de opções de compra financiadas para os veículos, cujo preço médio será de R$ 395 mil. A fabricante espera comercializar 2.300 unidades até o fim de 2011.

Uma segunda chance
Questionado sobre o fracasso da Navistar na tentativa de ingressar no mercado de caminhões no Brasil há alguns anos, Saltiel afirmou que agora o cenário é outro e a empresa não está entrando sozinha no segmento. “Estamos reestruturados, temos novos projetos e estamos amparados pela Caterpillar”, disse.

A NC2 possui 50% de participação de cada empresa. Atualmente, a Caterpillar tem forte presença mundial e, segundo Luiz Carlos Calil, presidente da empresa no Brasil, a parceria é uma excelente oportunidade para a marca Navistar.

O desempenho da empresa no mercado mundial pode ser avaliado pelas estimativas de resultado da receita. A meta da NC2 é contabilizar o saldo de US$ 5 bilhões no mundo, sendo que o Brasil será responsável por US$ 1 bilhão deste montante até 2015.

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