29 de novembro de 2017 - 08h54

Berlim será palco de evento sobre minérios estratégicos com foco no Brasil

Oportunidades de inovação tecnológica baseadas em recursos minerais estratégicos do Brasil é o tema do workshop que será realizado em Berlim

Fonte: Assessoria de Imprensa

Em Berlim, Alemanha, acontecerá entre os dias 14 e 15 de dezembro acontecerá um evento com os principais players do setor, em que serão colocados em pauta as estratégias tecnológicas e as oportunidades de negócios por meio da mineração.

Oportunidades de inovação tecnológica baseadas em recursos minerais estratégicos do Brasil é o tema do workshop que será realizado em Berlim.

O evento é uma parceria entre o Centro de Competência de Mineração e Recursos Minerais da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), a Embaixada Brasileira em Berlim e a Federação Alemã Internacional de Mineração e Recursos Minerais (FAB – The German Federation of international Mining and Mineral Resources, em inglês).

O workshop focará em minerais como os elementos de terras raras (Rare Earth Elements – REE), grafite, tântalo, lítio, entre outros minerais estratégicos e sua crescente importância no setor industrial.

Desta forma, o evento terá como objetivo destacar o potencial de minerais estratégicos no Brasil, assim como as oportunidades de inovação em tecnologia e processos de beneficiamento associados, além de oportunidades do uso de tais minerais.

Os principais tópicos em pauta serão sobre: os minerais e o mercado de mineração no Brasil; a importância dos minerais inseridos nas cadeias de valor; o potencial brasileiro e a extensão da cadeia de valor local; a inovação para aplicação e aperfeiçoamento de tecnologias de mineração e beneficiamento no Brasil; o papel da cooperação do Governo, da Indústria e da Academia para acelerar a inovação no setor mineral; e startups e a inovação no setor de mineração.

O evento, que acontecerá justamente após o encontro anual da Federação Alemã Internacional de Mineração e Recursos Minerais (FAB), contará com a presença de membros da FAB, representantes do governo alemão e brasileiro, representantes de instituições de pesquisa de ambos os países e membros da indústria.

A programação contará com palestrantes do setor, que apresentarão e discutirão a relação bilateral Brasil-Alemanha na pesquisa, assim como novas tecnologias e estratégias para apoiar oportunidades de negócios.

O destaque do evento será a participação de Andrea Jünemann, do Ministério Federal para Economia e Energia da República Federal da Alemanha (BMWi – sigla emalemão); Thomas Timm, vice-presidente Executivo da AHK São Paulo; Marco Antonio Castello Branco, da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), como também representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Instituto Fraunhofer, Universidade Técnica de Clausthal, Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI), Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), entre outros.

HOME | QUEM SOMOS | ASSOCIADOS | FALE CONOSCO | MEU CADASTRO