29 de novembro de 2017 - 08h56

Empilhadeiras com baterias de lítio garantem eficiência

Esse tipo de bateria garante eficiência, tem longa vida útil, não necessita de manutenção e preserva diversos fatores no dia a dia dos operadores e funcionários

Fonte: Assessoria de Imprensa

A necessidade de garantir eficiência e alta produtividade na intralogística é cada vez maior e, para isso, é importante buscar novas soluções e tecnologias que facilitem o trabalho diário.

Segundo Raphael Souza, Head of Key Account Management da Jungheinrich Brasil, a empilhadeira com bateria de lítio é uma inovação sustentável e traz diversos benefícios para a empresa e para o meio ambiente.

“Esse tipo de bateria garante eficiência, tem longa vida útil, não necessita de manutenção e preserva diversos fatores no dia a dia dos operadores e funcionários”, afirma Souza.

Além disso, explica o executivo, a bateria de lítio apresenta sete características que se tornam diferenciais de segurança: não emite hidrogênio, não libera ácidos, não tem risco de curto-circuito, não tem vazamento de líquido, não tem metal pesado tóxico e não apresenta risco de acidente com os operadores no momento da troca de bateria.

“No dia a dia dos armazéns, equipamentos com baterias de lítio fazem toda a diferença, pois o tempo de carga é muito menor, se fizermos um comparativo com as baterias de chumbo-ácido”, diz.

O maior avanço – e diferencial – está nas possibilidades de recargas intermitentes, pois em apenas 30 minutos, por exemplo, é possível recarregar 50% da capacidade de uma bateria de 24V e, para carga completa, são necessários apenas 80 minutos.

A principal vantagem nesse quesito é que, mesmo realizando cargas incompletas, a bateria não terá problema de desgaste ou mau funcionamento.

Com isso, é possível manter as empilhadeiras em operação por 24 horas, sete dias por semana, sem a necessidade de trocar baterias.

A carga rápida e a possibilidade de utilizar a mesma bateria com garantia de até cinco anos contribuem com a redução dos custos de uma empresa, pois não é necessário ter uma bateria reserva.

“Além disso, o curto tempo de carga reduz o consumo de energia em até 20%, se fizermos um comparativo com o consumo das baterias convencionais. As baterias de lítio, além de serem livres de qualquer tipo de manutenção, duram até 3.000 ciclos, enquanto as baterias convencionais ficam entre apenas 900 e 1.200 ciclos”, afirma Souza.

A estabilidade da bateria lítio impacta diretamente na performance das empilhadeiras durante os ciclos de trabalho e garante que sejam 20% mais eficientes

HOME | QUEM SOMOS | ASSOCIADOS | FALE CONOSCO | MEU CADASTRO