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Bomag Marini realiza seminário sobre Técnicas e Tendências dos Processos de Restauração de Rodovias

O evento, voltado para gestores de empresas da construção pesada, engenheiros, técnicos e gerentes de obras, foi realizado no Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo (Sinicesp)

Redação M&T

22/11/2017 10h29 | Atualizada em 22/11/2017 13h44

Com o objetivo de apresentar diversas técnicas de aplicações e métodos disponíveis para a recuperação dos asfaltos, além de abordar sobre produção de misturas asfálticas com aplicação de RAP (Reclaimed Asphalt Pavement), e aplicações e tecnologias de reciclagem e compactação, a Bomag Marini realizou em São Paulo, o seminário sobre Técnicas e Tendências dos Processos de Restauração de Rodovias.

Durante o evento, Lutz Stallgies, diretor de gestão de produtos da Bomag , abordou a respeito da experiência da Bomag na recuperação de rodovias. A outra palestra proferida por Stallgies teve como foco os métodos utilizados na compactação do solo, que incluem a compactação estática e vibratória; máquinas inteligentes; e, a medição e documentação de resultados de compactação.

Rodrigo Pereira, gerente de produtos da Bomag, fez uma explanação sobre o RAP, que é o produto da remoção e trituração das camadas asfálticas deterioradas que podem ser reutilizadas para a elabaroação de novas estradas.

Pereira explicou a respeito das vantagens do uso de RAP, que incluem aspectos econômicos, pois reduz a necessidade de extrair e transportar novos agregados, além dos aspectos ambientais, reduzindo a necessid

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Com o objetivo de apresentar diversas técnicas de aplicações e métodos disponíveis para a recuperação dos asfaltos, além de abordar sobre produção de misturas asfálticas com aplicação de RAP (Reclaimed Asphalt Pavement), e aplicações e tecnologias de reciclagem e compactação, a Bomag Marini realizou em São Paulo, o seminário sobre Técnicas e Tendências dos Processos de Restauração de Rodovias.

Durante o evento, Lutz Stallgies, diretor de gestão de produtos da Bomag , abordou a respeito da experiência da Bomag na recuperação de rodovias. A outra palestra proferida por Stallgies teve como foco os métodos utilizados na compactação do solo, que incluem a compactação estática e vibratória; máquinas inteligentes; e, a medição e documentação de resultados de compactação.

Rodrigo Pereira, gerente de produtos da Bomag, fez uma explanação sobre o RAP, que é o produto da remoção e trituração das camadas asfálticas deterioradas que podem ser reutilizadas para a elabaroação de novas estradas.

Pereira explicou a respeito das vantagens do uso de RAP, que incluem aspectos econômicos, pois reduz a necessidade de extrair e transportar novos agregados, além dos aspectos ambientais, reduzindo a necessidade de extração de materiais não renováveis, contribuindo para a redução do consumo de energia associado à extração, transporte, reduzindo assim as atividades de descarte.

O executivo falou também sobre o tipo de processo de obtenção do RAP, que, dependendo da escolha, afeta diretamento o tamanho final das partículas e está relacioando a qualidade geral do material e tipo de otençaõ.

"Para a obtenção do RAP, a Bomag disponibiliza as tecnologias de fresagem do pavimento, reicclagem in situ e estabilização de solos", diz.

Usina de asfalto contínua

Durante o Seminário, Pereira apresentou a nova usina de asfalto Titanium 140 da Marini que é composta por multipalhetas de mistura; palhetas com ajuste de posição para diferentes tipos de serviços; possibilidade de reposicionamento após desgaste; palhetas autolimpantes; e, ampla facilidade de manutenção.

"As palhetas com desenho tipo colmeia garantem maior vida útil"

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