14 de novembro de 2017 - 05h34

Empresas Randon retomam rota do crescimento

Apesar de os volumes estarem melhorando gradativamente mês a mês, no acumulado de 9M17

Fonte: Assessoria de Imprensa

A melhora dos indicadores econômicos brasileiros está proporcionando um ambiente mais favorável aos negócios, o que tem se refletido no setor automotivo.

A Randon fechou o terceiro trimestre de 2017 e os nove primeiros meses com crescimento em praticamente todos os setores de atuação, tanto em receita líquida consolidada, quanto em volume físico (exceto vagões ferroviários).

De acordo com Geraldo Santa Catharina, diretor financeiro e de relações com investidores, lembra que a boa performance da empresa é resultado do trabalho realizado ao longo dos últimos meses como a redução de despesas, renovação de processos e adequação de estrutura.

Segundo ele, à primeira vista, a recuperação da economia parece evidente, mas um olhar mais cuidadoso mostra que salvo o agronegócio, os setores da indústria e de serviços ainda enfrentam dificuldades.

Apesar de os volumes estarem melhorando gradativamente mês a mês, no acumulado de 9M17, os emplacamentos de semirreboques no mercado doméstico, ainda apresentam volumes mais baixos do que no mesmo período de 2016.

“Os fatores positivos ficam por conta do importante ganho de market share na área de semirreboques e no crescimento expressivo da produção de caminhões a qual alavancou a produção e a venda de autopeças e componentes”, diz o executivo.

A receita bruta total, com impostos e antes da consolidação, somou R$ 1,1 bilhão no 3T2017, acréscimo de 38,1% sobre o mesmo período de 2016 (R$ 808,7 milhões).

No comparativo com os 9M2016, em que a receita bruta foi de R$ 2,8 bilhões, houve aumento de 6,4% nos 9M2017 (R$ 3,0 bilhões).

No 3T2017, a receita líquida consolidada atingiu R$ 773,7 milhões, aumento de 35,7% no comparativo com o mesmo trimestre de 2016.  E no acumulado dos nove meses de 2017, houve aumento de 4,1% em relação aos 9M2016, passando de R$ 2,0 bilhões para R$ 2,1 bilhões nos 9M2017.

Veículos e Implementos

A Randon vendeu no 3T2017, 3.591 semirreboques entre os mercados interno e externo, aumento de 56,1% com relação ao 3T2016 (2.300 unidades).

Este número também é 17,2% superior ao volume comercializado no 2T2017 (3.063 unidades).

O market share da Randon segue trajetória ascendente, atingindo 43% no 3T2017, contra 26,4% no 3T2016.

No acumulado de 9M2017, a participação de mercado alcançou 39,2% contra 27,2% no mesmo período do ano anterior.

Estes resultados ganham ainda mais relevância considerando-se que, no mercado interno, no acumulado de 9M2017, os volumes vendidos ainda são 5,6% menores que no mesmo período de 2016.

Vagões ferroviários

As concessionárias de ferrovias reduziram o volume de investimentos na compra de vagões em 2017, em grande parte pela demora na renovação das concessões ferroviárias e pela indefinição de como serão os novos leilões de ferrovias no Brasil.

Os volumes da Randon confirmam esse cenário. No 3T2017, foram vendidos 118 vagões contra 111 unidades no 3T2016 (+ 6,3%). No acumulado de 9M2017, as vendas somaram 556 unidades contra 1.266 vagões nos 9M2016 (-56,1%).

Exportações

As vendas consolidadas para o mercado externo, no 3T2017, somaram US$ 43,0 milhões 13,9% acima do 3T2016. As exportações das Empresas Randon representaram 17,8% da receita líquida consolidada no 3T2017, contra 21,9%, no mesmo período de 2016.

Destaque para o mercado norte-americano e para os países do Mercosul, que puxaram esta tendência e representaram nos 9M2017, 32,3% e 47,1% respectivamente, do total das exportações consolidadas.

No continente europeu e no africano, 2017 tem sido um ano bastante desafiador, tanto para a venda de autopeças quanto para a de semirreboques.

Nas operações instaladas no exterior, a receita bruta total, com eliminações das vendas entre as empresas, nos 9M2017, totalizou US$ 64,7 milhões ante os US$ 55,8 milhões, nos 9M2016.

O total entre a soma das exportações e das receitas geradas no exterior (com eliminações) foi de US$ 180,2 milhões nos nove meses do ano, 7,4% maior que nos 9M2016 (US$ 167,8 milhões).

Com o objetivo de ampliar sua internacionalização, a Companhia divulgou em 2017 a criação da Randon Peru.

HOME | QUEM SOMOS | ASSOCIADOS | FALE CONOSCO | MEU CADASTRO