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Cummins poupa 40% no consumo de energia elétrica em Centro Técnico

A empresa desenvolve, fabrica, distribui e realiza serviços relacionados a motores a diesel e geração de energia, como sistemas de combustível, controle de emissões, filtros, geradores e sistemas de geração de energia elétrica

Assessoria de Imprensa

01/11/2017 08h33 | Atualizada em 01/11/2017 11h38

Com conversores de frequência da Danfoss, o Centro Técnico de Pesquisa e Desenvolvimento de Motores Diesel da Cummins Brasil também reduziu em mais de 10% o consumo de água, além de diminuir temperatura de operação dos motores elétricos em torno de 28%

Fundada em 1919 nos Estados Unidos, a Cummins chegou ao Brasil em 1971, na cidade de Guarulhos, em São Paulo.

A empresa desenvolve, fabrica, distribui e realiza serviços relacionados a motores a diesel e geração de energia, como sistemas de combustível, controle de emissões, filtros, geradores e sistemas de geração de energia elétrica.

Atualmente, a Cummins tem quatro fábricas na região, voltadas para a pesquisa, desenvolvimento e produção de motores, filtros, geradores e soluções de pós-tratamento, além de amplo centro de distribuição de peças.

Um dos prédios da Cummins Brasil pertence ao Centro Técnico de Pesquisa e Desenvolvimento de Motores Diesel (BTC), fundado em 1986.

Localizado em área construída de 1056 m² e com capacidade de produção 24/7, de acordo com Vitor Matos Serafin, engenheiro de desenvolvimento da Cummins Brasil, o BTC é composto por nove bancos de teste dinamométricos (salas de teste), utilizados par

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Com conversores de frequência da Danfoss, o Centro Técnico de Pesquisa e Desenvolvimento de Motores Diesel da Cummins Brasil também reduziu em mais de 10% o consumo de água, além de diminuir temperatura de operação dos motores elétricos em torno de 28%

Fundada em 1919 nos Estados Unidos, a Cummins chegou ao Brasil em 1971, na cidade de Guarulhos, em São Paulo.

A empresa desenvolve, fabrica, distribui e realiza serviços relacionados a motores a diesel e geração de energia, como sistemas de combustível, controle de emissões, filtros, geradores e sistemas de geração de energia elétrica.

Atualmente, a Cummins tem quatro fábricas na região, voltadas para a pesquisa, desenvolvimento e produção de motores, filtros, geradores e soluções de pós-tratamento, além de amplo centro de distribuição de peças.

Um dos prédios da Cummins Brasil pertence ao Centro Técnico de Pesquisa e Desenvolvimento de Motores Diesel (BTC), fundado em 1986.

Localizado em área construída de 1056 m² e com capacidade de produção 24/7, de acordo com Vitor Matos Serafin, engenheiro de desenvolvimento da Cummins Brasil, o BTC é composto por nove bancos de teste dinamométricos (salas de teste), utilizados para prover diversos tipos de ensaios gerais e específicos em motores diesel, entre eles curvas de plena carga (desempenho), testes de emissões, mapeamento, durabilidade, conformidade de produção (COP), simulação etc.

O BTC da Cummins Brasil contava com uma Central de Controle de Motores (CCM), isto é, um sistema de manobra e comando de cargas composto por um conjunto de painéis elétricos.

Este sistema é responsável pelo gerenciamento e controle do bombeamento de água sob pressão para a refrigeração de trocadores de calor e condensadores de máquinas térmicas do BTC.

O modo de controle original do CCM era do tipo liga/desliga, ou seja, sem a possibilidade de operação dos motores elétricos em condições parciais de carga.

Assim, os motores operavam à plena carga, 24/7, independente da demanda térmica e das condições atmosféricas.

Segundo Serafin, a rejeição térmica na planta era variável, pois dependia da quantidade de motores sob teste em um determinado instante.

Dessa maneira, a Central de Controle de Motores (CCM) precisava de soluções focadas no uso racional e sustentável de energia elétrica e água potável.

Vitor Serafin e Alexandre Brincalepe, autores do projeto, apresentaram uma proposta que envolvia a aplicação de tecnologias de supervisão e controle da planta, atuando de maneira eficaz no acionamento das bombas, com sensores distribuídos ao longo do processo.

Para o controle dos motores elétricos da planta, a Cummins Brasil optou pelos conversores de frequência da Danfoss.

“A linha da Danfoss atendeu as nossas expectativas quanto à tecnologia e qualidade do produto, suporte técnico especializado no Brasil e pelo preço competitivo”, destaca o engenheiro de desenvolvimento.

Foram adotados no projeto cinco conversores de frequência VLT HVAC Basic Drive FC 101 da Danfoss para controle dos motores elétricos responsáveis pelo acionamento das bombas centrífugas de captação de água.

Também foram empregados no sistema dois conversores para o controle dos motores elétricos de 10HP responsáveis pelo acionamento das torres de resfriamento do sistema de água sob pressão do Centro Técnico de Pesquisa e Desenvolvimento de Motores Diesel (BTC).

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