06 de junho de 2017 - 02h18

Seminário discute os desafios da mobilidade nas cidades

Evento que faz parte das palestras apresentadas durante o Sobratema Summit discute alternativas para transformar ruas e calçadas em ambientes eficientes e inclusivos

Fonte: Assessoria de Imprensa

A mobilidade urbana é um tema que vem sendo debatido de forma constante pela sociedade, pela iniciativa privada e pelo poder público, em especial, as questões relacionadas aos investimentos do poder público, qualidade do transporte público, eficiência dos modais utilizados e implantação de ciclovias.

No entanto, um dos aspectos mais importantes é a mobilidade humana, ou seja, a liberdade da pessoa de ir e vir, com tranquilidade e segurança, por meio de calçadas e avenidas, que possibilitem ela caminhar, pedalar, dirigir ou ser passageiro.

Por reconhecer que esse tema precisa ser debatido com mais ênfase, a Sobratema –

Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, o Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e o WRI Brasil promoveram no dia 7 de junho, o painel Mobilidade Humana: Desafio da Infraestrutura Urbana, que marcou a abertura do Sobratema Summit 2017, evento de conteúdo no Brasil nas áreas de construção e meio ambiente, que acontece durante a Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos.

O painel trouxe uma discussão sobre os desafios da mobilidade humana e como é possível implementar políticas e projetos que realmente humanizem as cidades brasileiras, levando a transformação de ruas, avenidas e calçadas em ambientes eficientes e inclusivos, para uma convivência entre todas as pessoas, sejam como ciclistas, pedestres, motoristas, ou passageiros.

Neste debate participaram Afonso Mamede, presidente da Sobratema; Elvis Leonardo Cesar, prefeito de Santana de Parnaíba e vice-presidente de Desenvolvimento Econômico e Local da FNP; José Roberto Bernasconi, presidente do Sinaenco; e Luis Antonio Lindau, diretor do WRI Brasil. A mediação foi realizada dos jornalistas Silvério Rocha e Rubens de Almeida.

Lindau apresentou informações sobre a realidade mundial em termos de mobilidade, no qual pedestres e ciclistas estão ganhando cada vez mais espaço ante automóveis, e mostrará que as cidades do Brasil precisam começar a se preparar para enfrentar esse cenário.

Na sequência, Bernasconi abordou sobre a questão humana no planejamento da construção de uma rua ou de uma avenida e da falta de projetos que priorizem esse conceito.

Mamede mostrou que o setor da construção possui tecnologia, materiais, sistemas construtivos e produtos para atender essa demanda.

Por fim, Cesar apresentou o projeto Ruas Completas, que integra o programa VivaCidade e que visa mostrar que é possível projetar e construir ruas sob conceitos de acessibilidade universal.

 

Projeto Ruas Completas

A Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos que inicia hoje (7) apresentará até o dia 9 de junho, no São Paulo Expo, o projeto Ruas Completas, uma iniciativa do Sinaenco, Sobratema, FNP e do WRI Brasil Cidades Sustentáveis, organização internacional que atua em mais de 50 países.

A proposta é apresentar um recorte urbano, onde os visitantes poderão ver uma mostra de excelência em termos de pavimentação, acessibilidade, mobilidade e calçadas.

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
HOME | QUEM SOMOS | ASSOCIADOS | FALE CONOSCO | MEU CADASTRO