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Soluções híbridas de propulsão avançam no setor naval

As indústrias naval e offshore estão procurando maneiras de reduzir o consumo de óleo diesel e minimizar as emissões

Assessoria de Imprensa

08/02/2017 00h00 | Atualizada em 08/02/2017 18h43

Navios precisam de energia para a propulsão quando estão em operação no mar, ao atracar no porto e também para operar os equipamentos em todos os procedimentos a bordo.

No total, estima-se que 98% dos navios ainda sejam movidos a diesel. No entanto, devido às regulamentações globais mais rigorosas relativas às emissões de NOx, combustíveis alternativos e outras soluções de tecnologia devem ser encontradas.

Assim, as indústrias naval e offshore estão procurando maneiras de reduzir o consumo de óleo diesel e minimizar as emissões. Um movimento para a utilização de combustíveis mais limpos como o gás natural liquefeito (GNL) já está acontecendo.

Uma das possibilidades é a operação de navios de forma totalmente elétrica. Entretanto, proprietários de estaleiros e embarcações estão investindo cada vez mais em sistemas navais híbridos para aumentar a flexibilidade na concepção e na instalação, aperfeiçoar o desempenho operacional e minimizar o impacto ambiental.

Embarcações híbridas operam com duas ou mais fontes de energia: motores principais e geradores são normalmente combinados com o armazenamento integrado de energia na forma de baterias ou supercapacitores. A intenção é hibridizar qual

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Navios precisam de energia para a propulsão quando estão em operação no mar, ao atracar no porto e também para operar os equipamentos em todos os procedimentos a bordo.

No total, estima-se que 98% dos navios ainda sejam movidos a diesel. No entanto, devido às regulamentações globais mais rigorosas relativas às emissões de NOx, combustíveis alternativos e outras soluções de tecnologia devem ser encontradas.

Assim, as indústrias naval e offshore estão procurando maneiras de reduzir o consumo de óleo diesel e minimizar as emissões. Um movimento para a utilização de combustíveis mais limpos como o gás natural liquefeito (GNL) já está acontecendo.

Uma das possibilidades é a operação de navios de forma totalmente elétrica. Entretanto, proprietários de estaleiros e embarcações estão investindo cada vez mais em sistemas navais híbridos para aumentar a flexibilidade na concepção e na instalação, aperfeiçoar o desempenho operacional e minimizar o impacto ambiental.

Embarcações híbridas operam com duas ou mais fontes de energia: motores principais e geradores são normalmente combinados com o armazenamento integrado de energia na forma de baterias ou supercapacitores. A intenção é hibridizar qualquer produção de energia para aliviar o motor principal e, depois, hibridizar todas as máquinas que consomem energia para aperfeiçoar o comportamento da máquina.

"As indústrias naval e offshore reconhecem o potencial da utilização de energia híbrida e dos sistemas de propulsão inovadores", diz a Danfoss, que produz conversores de frequência. "Essas soluções reduzem as emissões e otimizam o consumo de combustível ao estender os intervalos de manutenção do motor e sua vida útil. Com soluções híbridas também é possível reduzir os custos de investimento por meio da otimização do motor e espaço a bordo."

O feedback já comprovado e as metas de design de embarcações híbridas em operação têm mostrado que o uso de soluções de energia multifontes para navios podem reduzir o consumo de combustível em uma faixa de 20% a 30%. Pode-se optar por parar o motor a diesel e continuar com uma bateria ou um gerador menor, ou ainda desconectar a bateria ou gerador e ligar o motor novamente.

No caso de embarcações especiais como rebocadores e navios de apoio, por exemplo, muito de seu tempo de operação é gasto em marcha lenta, com os principais motores em execução, mas nenhuma energia está realmente sendo usada para a propulsão. Com as soluções híbridas, baterias e geradores a diesel menores podem ser utilizados para fornecer energia para o navio quando em estado de marcha lenta ou em modo de espera, enquanto manobra no porto ou transita por distâncias curtas.

Um processo similar pode ser usado em relação às balsas que operam em partidas/paradas e rotas regulares. "Com relação ao posicionamento dinâmico, as baterias podem ser usadas para fornecer a energia ao motor de propulsão até o motor principal ser acionado e acelerado para fornecer energia em longo prazo para a propulsão", conclui a empresa.

 

 

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