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Tecnologias reduzem risco de acidente e garantem upgrade na produção de carrocerias automotivas

Com mesas destacadora e de centragem da RCO, a produção de partes das carrocerias automotivas em uma grande montadora brasileira ganhou padronização e teve a segurança ampliada para atender a NR-12

Assessoria de Imprensa

30/11/2016 00h00 | Atualizada em 30/11/2016 01h01

A produção de carrocerias automotivas ocorre por partes, sendo que em cada uma (dobra e prensa de portas, para-choques, para-lamas etc.) tem um processo complexo e que demanda eficiência e tecnologia para ser cumprido.

A movimentação das chapas de aço, que chegam em pilhas (blank) é uma delas, afirma Adriano Costa, consultor de vendas da RCO, pois o ato de “pegar” a primeira chapa sem que as demais abaixo se movam é uma verdadeira arte.

Para esse tipo de trabalho, são utilizadas dois tipos de mesas especiais. “Elas já atendem a alguns projetos no Brasil, inclusive um recentemente finalizado e cujo qual os equipamentos já operam com comprovação de qualidade em uma grande montadora de automóveis instalada nacionalmente”, comenta.

A mesa destacadora, que como o próprio nome sugere é onde o blank de chapas de aço é depositado para que o robô destaque (pegue) cada chapa uma a uma, é um upgrade porque seus imãs são movidos a ar comprimido, eliminando a necessidade do operador se aproximar do blank para ajustá-los.

“Com essa evolução, o processo passou a atender os requisitos da NR-12, da ABNT. Além disso, as mesas possuem grades assistidas eletronicamente por sensores de segurança, de modo

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A produção de carrocerias automotivas ocorre por partes, sendo que em cada uma (dobra e prensa de portas, para-choques, para-lamas etc.) tem um processo complexo e que demanda eficiência e tecnologia para ser cumprido.

A movimentação das chapas de aço, que chegam em pilhas (blank) é uma delas, afirma Adriano Costa, consultor de vendas da RCO, pois o ato de “pegar” a primeira chapa sem que as demais abaixo se movam é uma verdadeira arte.

Para esse tipo de trabalho, são utilizadas dois tipos de mesas especiais. “Elas já atendem a alguns projetos no Brasil, inclusive um recentemente finalizado e cujo qual os equipamentos já operam com comprovação de qualidade em uma grande montadora de automóveis instalada nacionalmente”, comenta.

A mesa destacadora, que como o próprio nome sugere é onde o blank de chapas de aço é depositado para que o robô destaque (pegue) cada chapa uma a uma, é um upgrade porque seus imãs são movidos a ar comprimido, eliminando a necessidade do operador se aproximar do blank para ajustá-los.

“Com essa evolução, o processo passou a atender os requisitos da NR-12, da ABNT. Além disso, as mesas possuem grades assistidas eletronicamente por sensores de segurança, de modo que os operadores sejam protegidos dos robôs durante as operações”, diz Costa. “Assim, eles podem trabalhar de forma mais ergonômica e segura, reduzindo os índices de acidentes de trabalho”, completa.

O especialista explica que os imãs posicionados nas quatro laterais da mesa destacadora impedem que as demais chapas se desloquem quando o robô, através das ventosas, as pega uma a uma da pilha.

A robustez da mesa também é fundamental para o bom funcionamento do sistema, segundo Costa. “Esse é um diferencial da engenharia da RCO, que desenvolveu o projeto em software 3D e emitiu laudo com databook de todos os cálculos estruturais através de elementos finitos e manual de operação.”

O equipamento passou por processo de usinagem de precisão, tendo dimensões aproximadas de 3 por 4 metros e sua base é toda fabricada com perfis de aço carbono (ASTM 36).

De acordo com Costa, cada mesa suporta mais de 4 toneladas, o suficiente para um blank de chapas de aço.

 

 

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