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Volvo testa caminhão autônomo em uma mina subterrânea

O caminhão autônomo é parte de um projeto para o desenvolvimento de tecnologias que visam aprimorar o fluxo de transporte e a segurança em minas

Assessoria de Imprensa

21/09/2016 06h17 | Atualizada em 21/09/2016 17h17

Um Volvo FMX totalmente autônomo é o primeiro caminhão do mundo a ser testado em operações subterrâneas, na Mina de Kristineberg, no norte da Suécia.

O caminhão autônomo é parte de um projeto para o desenvolvimento de tecnologias que visam aprimorar o fluxo de transporte e a segurança em minas. O modelo percorre um trajeto de sete quilômetros, alcançando uma profundidade de 1.320 metros nos estreitos túneis da mina.

“Este é o primeiro caminhão totalmente autônomo a operar em condições tão difíceis. É um verdadeiro desafio garantir que tudo opere milimetricamente certo a mais de 1.300 metros abaixo do solo,” diz Torbjörn Holmström, diretor executivo de tecnologia do Grupo Volvo.

O vídeo “O primeiro caminhão autônomo do mundo em mina subterrânea” mostra as oportunidades que se abrem com o uso dos caminhões autônomos.

O vídeo foi filmado nas duras condições operacionais da Mina de Kristineberg, há 100 quilômetros de Arvidsjaur no norte da Suécia.

“Independentemente do tipo de veículo que desenvolvermos, a segurança sempre é nossa principal preocupação e isso também se aplica a veículos autônomos. Eu tinha certeza que o caminhão pararia, mas é claro que senti um frio na barriga at

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Um Volvo FMX totalmente autônomo é o primeiro caminhão do mundo a ser testado em operações subterrâneas, na Mina de Kristineberg, no norte da Suécia.

O caminhão autônomo é parte de um projeto para o desenvolvimento de tecnologias que visam aprimorar o fluxo de transporte e a segurança em minas. O modelo percorre um trajeto de sete quilômetros, alcançando uma profundidade de 1.320 metros nos estreitos túneis da mina.

“Este é o primeiro caminhão totalmente autônomo a operar em condições tão difíceis. É um verdadeiro desafio garantir que tudo opere milimetricamente certo a mais de 1.300 metros abaixo do solo,” diz Torbjörn Holmström, diretor executivo de tecnologia do Grupo Volvo.

O vídeo “O primeiro caminhão autônomo do mundo em mina subterrânea” mostra as oportunidades que se abrem com o uso dos caminhões autônomos.

O vídeo foi filmado nas duras condições operacionais da Mina de Kristineberg, há 100 quilômetros de Arvidsjaur no norte da Suécia.

“Independentemente do tipo de veículo que desenvolvermos, a segurança sempre é nossa principal preocupação e isso também se aplica a veículos autônomos. Eu tinha certeza que o caminhão pararia, mas é claro que senti um frio na barriga até o caminhão aplicar os freios”, conta Holmström.

O caminhão totalmente autônomo que assume o papel principal no filme é um Volvo FMX. Usando vários sensores, o veículo monitora continuamente o ambiente à sua volta e evita tanto obstáculos fixos quanto em movimento.

Ao mesmo tempo, um sistema de transporte a bordo coleta dados com a finalidade de otimizar e coordenar a rota e o consumo de combustível. O caminhão faz parte de um projeto de desenvolvimento de tecnologias que visam aprimorar o fluxo de transporte e a segurança em minas, e está sendo testado em condições reais pela primeira vez.

“Através de nossa cooperação com Boliden, o desenvolvimento de veículos autônomos está entrando em uma nova fase. Esta é a primeira vez que veículos autônomos estão sendo testados em operações regulares subterrâneas, e os resultados proporcionarão insumos valiosos para nossa missão permanente de transformar descobertas técnicas em benefícios práticos para clientes,” explica Claes Nilsson, presidente da Volvo Trucks.

Quando a Volvo Trucks apresentou o Volvo FMX autônomo no primeiro semestre deste ano, houve um interesse considerável na indústria.

O projeto de pesquisa e desenvolvimento do qual esse caminhão faz parte revela que caminhões autônomos podem proporcionar uma contribuição significativa para o aumento da eficiência e da produtividade dos transportes. Em especial em minas, portos e outros ambientes controlados com restrições geográficas e alta proporção de direção repetitiva.

 

 

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