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Sotreq desenvolve projetos inovadores para a economia de energia

Em parceria com a Comgás, planos consistem na utilização de bicombustível em geradores, ocasionando uma economia de até 30% na conta luz, além de proporcionar benefícios ao meio ambiente

Assessoria de Imprensa

20/07/2016 00h00 | Atualizada em 20/07/2016 01h42

Em momentos considerados críticos, o gerador sempre foi um aliado das empresas que não podem parar a sua rotina por causa da falta de luz.

Como só é acionado em determinados momentos, a maior parte do tempo, o dispositivo fica inativo. Mas, com o alto custo da energia no Brasil que, atualmente, é considerada uma das mais caras do mundo, algumas companhias têm optado por utilizar o equipamento diariamente.

Exemplo disso é o Hospital Sírio-Libanês que adotou o sistema Bi-Fuel, desenvolvido pela Sotreq, uma das maiores provedoras de soluções, produtos e sistemas Cat no Brasil.

O sistema Bi-Fuel baseia-se na mudança de combustível da usina, passando de motor a diesel para mistura de diesel e gás. “A alternativa viabilizou ao hospital a operação dos geradores, todos os dias, no chamado horário de ponta, quando o custo da luz elétrica aumenta em até quatro vezes. Com a tecnologia, além do ganho ambiental, tivemos um proveito econômico”, explica Humberto Rodrigues da Mata, gerente de Manutenção e Operações Prediais do Hospital Sírio-Libanês.

Criado em parceria com a Companhia de Gás de São Paulo (Comgás), a estrutura consiste na utilização, em horários de pico, dos geradores com um sistema d

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Em momentos considerados críticos, o gerador sempre foi um aliado das empresas que não podem parar a sua rotina por causa da falta de luz.

Como só é acionado em determinados momentos, a maior parte do tempo, o dispositivo fica inativo. Mas, com o alto custo da energia no Brasil que, atualmente, é considerada uma das mais caras do mundo, algumas companhias têm optado por utilizar o equipamento diariamente.

Exemplo disso é o Hospital Sírio-Libanês que adotou o sistema Bi-Fuel, desenvolvido pela Sotreq, uma das maiores provedoras de soluções, produtos e sistemas Cat no Brasil.

O sistema Bi-Fuel baseia-se na mudança de combustível da usina, passando de motor a diesel para mistura de diesel e gás. “A alternativa viabilizou ao hospital a operação dos geradores, todos os dias, no chamado horário de ponta, quando o custo da luz elétrica aumenta em até quatro vezes. Com a tecnologia, além do ganho ambiental, tivemos um proveito econômico”, explica Humberto Rodrigues da Mata, gerente de Manutenção e Operações Prediais do Hospital Sírio-Libanês.

Criado em parceria com a Companhia de Gás de São Paulo (Comgás), a estrutura consiste na utilização, em horários de pico, dos geradores com um sistema de bicombustível.

No Hospital Sírio-Libanês, o equipamento é utilizado pelo período de três horas, das 17h30 às 20h30 (horário de pico), gerando uma economia na conta de luz e também de CO2 que chega a produzir 50 mil kg a menos de poluentes no meio ambiente.

Ou seja, a transformação do motogerador impactou na redução de mais de 90% na emissão do material particulado em relação ao diesel.

Mais um benefício apresentado foi o rendimento operacional, evitando o reabastecimento diário de 1.900 litros de diesel.

“Com a habilitação dos geradores, o cliente conquistou uma economia de até 30% nas despesas com energia elétrica diária, no período em que o preço é até quatro vezes maior do que o normal”, explica Maurício Garcia, diretor da unidade de energia da Sotreq.

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), é outra organização que aderiu à solução em horários de ponta. Aliás, ele é o primeiro terminal aéreo no País a utilizar geradores movidos, simultaneamente, com 70% de gás natural e 30% de diesel – até então, os equipamentos eram 100% diesel e ligados apenas em situações emergenciais. A conversão dos cinco geradores proporcionou um abatimento de 30% nas despesas.

Com a iniciativa, o volume de gás para abastecer a usina com capacidade de gerar 10 MW de energia, pode chegar a 65 mil m³, o equivalente ao consumo de 12 mil residências com fogões elétricos.

“A concepção ampliou a autonomia de geração da usina de Viracopos das atuais 8 horas de operação para 24, sendo ativado de acordo com a necessidade do aeroporto. A instalação foi realizada em um período de dez dias com o gás natural já disponível”, esclarece Garcia.

 

 

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