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Vale inaugura terminal ferroviário

Novas instalações ocupam 20 mil m² de área dentro do terminal e adotam tecnologias inéditas, capazes de tornar o ciclo de manutenção preventiva e corretiva da frota ainda mais eficiente

Assessoria de Imprensa

25/05/2016 00h00 | Atualizada em 05/06/2016 20h20

O complexo de Ponta da Madeira também inclui um novo Posto de Inspeção e Abastecimento de Locomotivas (PIAL), o Complexo de Troca de Rodeiros (CTR) e ainda o Complexo de Manutenção de Rodeiros (CMR). Em cada local, é realizada uma atividade diferente do processo de manutenção.

A Vale explicou como acontece este processo: trens com 330 vagões vindos de Carajás, no sudeste do Pará, são separados em blocos de 110 vagões para facilitar a descarga. Enquanto o minério é retirado, as locomotivas seguem para revisão no PIAL, que tem capacidade para atender até 12 locomotivas simultaneamente. O tempo de preparação das locomotivas para uma nova viagem é de 90 minutos.

Descarregados, os vagões são conduzidos pelas locomotivas revisadas e abastecidas até o Centro de Troca de Rodeiros (CTR). O rodeiro integra rodas, rolamentos e eixo e permite a movimentação do vagão sobre os trilhos. No CTR, os rodeiros que precisam de manutenção são retirados e trocados por outros em perfeitas condições de uso.

O CTR tem capacidade de atender até 2 mil vagões/dia. Neste novo método, que dura até 15 minutos, a companhia afirma que não há mais necessidade de separar o vagão com o rodeiro danificado do bloco, como era feit

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O complexo de Ponta da Madeira também inclui um novo Posto de Inspeção e Abastecimento de Locomotivas (PIAL), o Complexo de Troca de Rodeiros (CTR) e ainda o Complexo de Manutenção de Rodeiros (CMR). Em cada local, é realizada uma atividade diferente do processo de manutenção.

A Vale explicou como acontece este processo: trens com 330 vagões vindos de Carajás, no sudeste do Pará, são separados em blocos de 110 vagões para facilitar a descarga. Enquanto o minério é retirado, as locomotivas seguem para revisão no PIAL, que tem capacidade para atender até 12 locomotivas simultaneamente. O tempo de preparação das locomotivas para uma nova viagem é de 90 minutos.

Descarregados, os vagões são conduzidos pelas locomotivas revisadas e abastecidas até o Centro de Troca de Rodeiros (CTR). O rodeiro integra rodas, rolamentos e eixo e permite a movimentação do vagão sobre os trilhos. No CTR, os rodeiros que precisam de manutenção são retirados e trocados por outros em perfeitas condições de uso.

O CTR tem capacidade de atender até 2 mil vagões/dia. Neste novo método, que dura até 15 minutos, a companhia afirma que não há mais necessidade de separar o vagão com o rodeiro danificado do bloco, como era feito antes. A troca com o bloco integrado diminui o tempo de parada na manutenção.

 

 

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