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Caminhão Iveco movido a GNV é utilizado pela CNH Industrial em iniciativa sustentável na fábrica de Sorocaba

Semipesado Tector, movido a Gás Natural Veicular, é um dos destaques da estratégia ambiental da empresa de implantar processos produtivos eficientes, com baixas emissões e custos otimizados

Assessoria de Imprensa

18/05/2016 00h00 | Atualizada em 18/05/2016 01h59

A mais recente iniciativa da CNH Industrial foi alocar um caminhão Iveco Tector, movido a Gás Natural Veicular (GNV), em seu Complexo Industrial de Sorocaba, para transportar partes, peças e matéria-prima do recebimento para o estoque.

Na fábrica, o veículo substitui um caminhão movido a diesel de mesmo PBT, 17 toneladas, e deverá percorrer cerca de 300 Km por mês.

Além disso, irá conduzir itens para o abastecimento do Centro de Distribuição e Peças, bem como fazer o fluxo de envio de kits FI, que são conjuntos de peças específicas para cada máquina, para a expedição.

Segundo Fábio Nicora, engenheiro de produto responsável pela área de Inovação da Iveco, o caminhão gera uma redução de 86% de NOx, 77% de partículas e 25% de CO2, bem como possibilita uma otimização de cerca de 20% do custo operacional.

O veículo tem um sistema de armazenamento com capacidade total de 126 m³ de combustível, o que possibilita que uma autonomia de até 300 Km, com o tanque cheio e dependendo da aplicação.

Com motor NEF 6 Ciclo Otto GNV, de seis cilindros de alta pressão, fabricado pela FPT Industrial, o caminhão desenvolve 200 cv de potência e torque de 650 Nm, atendendo ao padrão europeu de emissõe

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A mais recente iniciativa da CNH Industrial foi alocar um caminhão Iveco Tector, movido a Gás Natural Veicular (GNV), em seu Complexo Industrial de Sorocaba, para transportar partes, peças e matéria-prima do recebimento para o estoque.

Na fábrica, o veículo substitui um caminhão movido a diesel de mesmo PBT, 17 toneladas, e deverá percorrer cerca de 300 Km por mês.

Além disso, irá conduzir itens para o abastecimento do Centro de Distribuição e Peças, bem como fazer o fluxo de envio de kits FI, que são conjuntos de peças específicas para cada máquina, para a expedição.

Segundo Fábio Nicora, engenheiro de produto responsável pela área de Inovação da Iveco, o caminhão gera uma redução de 86% de NOx, 77% de partículas e 25% de CO2, bem como possibilita uma otimização de cerca de 20% do custo operacional.

O veículo tem um sistema de armazenamento com capacidade total de 126 m³ de combustível, o que possibilita que uma autonomia de até 300 Km, com o tanque cheio e dependendo da aplicação.

Com motor NEF 6 Ciclo Otto GNV, de seis cilindros de alta pressão, fabricado pela FPT Industrial, o caminhão desenvolve 200 cv de potência e torque de 650 Nm, atendendo ao padrão europeu de emissões EEV e com baixos níveis de ruídos e vibrações.

“Além do gás natural, o Tector pode ser abastecido por biometano, produzido a partir da transformação de resíduos orgânicos em gás, permitindo uma redução ainda maior das emissões de poluentes e, de consequência, o  impacto no meio ambiente”, comenta Nicora.

 

 

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