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Mesmo em um cenário adverso, empresa de caminhões aposta no Brasil

A Foton Caminhões apresenta o primeiro modelo da marca a ser produzido no Brasil em 2016 e sairá da linha de produção com mais de 65% de conteúdo nacional

Assessoria de Imprensa

06/10/2015 09h49 | Atualizada em 13/10/2015 12h09

A Foton Caminhões, após fechar acordos com grandes fornecedores que atuam no país, está em fase final dos testes de rodagem de seus protótipos de 10 toneladas, o Foton 10 – 16DT.

Este será o primeiro modelo da marca a ser produzido no Brasil em 2016 e sairá da linha de produção com mais de 65% de conteúdo nacional, atendendo aos requisitos do programa Inovar Auto, do governo federal, além do Finame.

O caminhão nacional de 10 toneladas da Foton contabiliza 34 fornecedores locais já nomeados.

Marcas como a Cummins, fornecerão motores; ZF, para transmissão; Knorr, para conjunto de freios; Sachs, para embreagens, Maxion, para chassis e rodas; Dana, para eixos e cardan; Voss, para conexões; Pirelli, para pneus; Monroe, para amortecedores; Bepo, para tanque de combustível; Rassini, para feixes de mola; Heliar, para baterias e ThyssenKrupp, para as barras estabilizadoras, são destaques.

Protótipos equipados com estes componentes nacionais estão em avaliações técnicas pela engenharia da Foton circulando em diversas regiões do Brasil, enfrentando diferenças de temperatura, relevo e pavimentações boas, ruins, além de estradas de terra batida.

De acordo com Leandro Lucki Gedanken, gerent

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A Foton Caminhões, após fechar acordos com grandes fornecedores que atuam no país, está em fase final dos testes de rodagem de seus protótipos de 10 toneladas, o Foton 10 – 16DT.

Este será o primeiro modelo da marca a ser produzido no Brasil em 2016 e sairá da linha de produção com mais de 65% de conteúdo nacional, atendendo aos requisitos do programa Inovar Auto, do governo federal, além do Finame.

O caminhão nacional de 10 toneladas da Foton contabiliza 34 fornecedores locais já nomeados.

Marcas como a Cummins, fornecerão motores; ZF, para transmissão; Knorr, para conjunto de freios; Sachs, para embreagens, Maxion, para chassis e rodas; Dana, para eixos e cardan; Voss, para conexões; Pirelli, para pneus; Monroe, para amortecedores; Bepo, para tanque de combustível; Rassini, para feixes de mola; Heliar, para baterias e ThyssenKrupp, para as barras estabilizadoras, são destaques.

Protótipos equipados com estes componentes nacionais estão em avaliações técnicas pela engenharia da Foton circulando em diversas regiões do Brasil, enfrentando diferenças de temperatura, relevo e pavimentações boas, ruins, além de estradas de terra batida.

De acordo com Leandro Lucki Gedanken, gerente de engenharia e desenvolvimento da empresa, esta é a fase mais importante para validarem o modelo como o mais adequado para operações em grandes centros urbanos por todo o país.

“Os veículos já rodaram em diversas condições como urbana, rodoviária, além de trechos off roads, com todas as configurações de cargas sendo vazio, ½ carga e carregado”.

Segundo Gedanken, foram realizadas importantes alterações técnicas no projeto original chinês. “São sempre feitas melhorias quando da nacionalização de um produto. Neste caso, por conta do tipo de pista e terreno do Brasil e dos perfis de carga, a Foton Caminhões realizou alterações para melhorar a performance da suspensão, oferecendo mais resistência, flexibilidade e conforto”.

O desempenho dos caminhões está totalmente de acordo com os objetivos estabelecidos pelos times de engenharia da Foton Brasil e Foton China.

“A nova suspensão realmente demonstrou ser muito mais adequada às condições encontradas no Brasil. O consumo de combustível ficou dentro do especificado pela fabricante de motor Cummins. O motor também foi validado e homologado pela Cummins (P7), garantindo a redução de emissão de poluentes”, conta Gedanken.

 

 

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