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Fabricantes chinesas de caminhões instalam fábricas no Brasil

Com unidades previstas para 2016, soma de investimentos previstos por grupos chineses como Foton, Shacman e Sinotruk chega a quase R$ 1 bi

O Estado de São Paulo

25/03/2015 08h43

Vários grupos chineses anunciaram fábricas de caminhões no Brasil, numa soma de quase R$ 1 bilhão em investimentos. A Foton Aumark, por exemplo, dá andamento às obras da fábrica em Guaíba (RS), um projeto de R$ 280 milhões previsto para ser inaugurado em 2016.

A Shacman do Brasil planeja para agosto de 2016 a abertura de sua fábrica em Tatuí (SP), com investimento de R$ 400 milhões e capacidade para 7 mil veículos por ano em dois turnos de trabalho. O diretor de marketing da empresa, Reinaldo Maluta Vieira, diz não acreditar que o atual cenário de queda de 40% nas vendas de caminhões atrapalhe os planos do grupo. "Cerca de 80% das cargas no Brasil são transportadas por caminhões."

Além dos caminhões para carga, partir de 2017 a Shacman fará no Brasil veículos militares para o mercado interno e para exportação. "Os veículos desse tipo disponíveis no Brasil hoje são adaptados e os nossos vão nascer militares", afirma.

Já a Sinotruk informa que iniciará ainda neste semestre a construção de sua fábrica em Lages (SC). Em 2012, o projeto foi anunciado como parceria do grupo chinês CNHTC e da empresa brasileira Elecsonic, que investiriam R$ 300 milhões numa planta com capacidade para 8 mil caminhões

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Vários grupos chineses anunciaram fábricas de caminhões no Brasil, numa soma de quase R$ 1 bilhão em investimentos. A Foton Aumark, por exemplo, dá andamento às obras da fábrica em Guaíba (RS), um projeto de R$ 280 milhões previsto para ser inaugurado em 2016.

A Shacman do Brasil planeja para agosto de 2016 a abertura de sua fábrica em Tatuí (SP), com investimento de R$ 400 milhões e capacidade para 7 mil veículos por ano em dois turnos de trabalho. O diretor de marketing da empresa, Reinaldo Maluta Vieira, diz não acreditar que o atual cenário de queda de 40% nas vendas de caminhões atrapalhe os planos do grupo. "Cerca de 80% das cargas no Brasil são transportadas por caminhões."

Além dos caminhões para carga, partir de 2017 a Shacman fará no Brasil veículos militares para o mercado interno e para exportação. "Os veículos desse tipo disponíveis no Brasil hoje são adaptados e os nossos vão nascer militares", afirma.

Já a Sinotruk informa que iniciará ainda neste semestre a construção de sua fábrica em Lages (SC). Em 2012, o projeto foi anunciado como parceria do grupo chinês CNHTC e da empresa brasileira Elecsonic, que investiriam R$ 300 milhões numa planta com capacidade para 8 mil caminhões, inicialmente prevista para ser aberta neste ano.

 

 

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