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Fras-le aperfeiçoa práticas realizando testes por amostragem

Entre as ferramentas utilizadas estão as Mesas de Respostas Rápidas, o Teste de Percussão e a Inspeção por Sistema de Visão

Assessoria de Imprensa

02/07/2014 08h46 | Atualizada em 02/07/2014 16h09

Além dos instrumentos tradicionais de medição e testes por amostragem que se repetem a cada etapa do processo, a Fras-le utiliza outros métodos para formar uma verdadeira barreira contra a possibilidade de erro.

Segundo Paulo Gomes, diretor Industrial e Tecnologia da Fras-le, o resultado destas práticas de verificação pode ser evidenciado pela meta de 43 PPM em 2013, ou seja, de cada 1 milhão de peças produzidas apenas 43 apresentam falhas percebidas pelo mercado montadora, número que deverá baixar ainda mais este ano, graças aos permanentes investimentos em controles e melhorias de processos.

Para Gomes, o baixo índice em PPM é resultado do esforço contínuo das equipes de Engenharia e da Qualidade.

“Aliados aos treinamentos dos operadores, pelo tipo de material que trabalhamos e a complexidade do processo, atingir esta meta de PPM é muito bom”, diz. “Todo esforço do time e os controles que colocamos na linha objetivam o defeito zero, porque mesmo 1 PPM causa transtornos como inspeção no cliente, embarques aéreos, devoluções e retrabalho,” comenta.

Uma das práticas para análise de defeitos nas peças produzidas é chamada de Mesas de Respostas Rápidas (ferramenta do QSB - Quality System

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Além dos instrumentos tradicionais de medição e testes por amostragem que se repetem a cada etapa do processo, a Fras-le utiliza outros métodos para formar uma verdadeira barreira contra a possibilidade de erro.

Segundo Paulo Gomes, diretor Industrial e Tecnologia da Fras-le, o resultado destas práticas de verificação pode ser evidenciado pela meta de 43 PPM em 2013, ou seja, de cada 1 milhão de peças produzidas apenas 43 apresentam falhas percebidas pelo mercado montadora, número que deverá baixar ainda mais este ano, graças aos permanentes investimentos em controles e melhorias de processos.

Para Gomes, o baixo índice em PPM é resultado do esforço contínuo das equipes de Engenharia e da Qualidade.

“Aliados aos treinamentos dos operadores, pelo tipo de material que trabalhamos e a complexidade do processo, atingir esta meta de PPM é muito bom”, diz. “Todo esforço do time e os controles que colocamos na linha objetivam o defeito zero, porque mesmo 1 PPM causa transtornos como inspeção no cliente, embarques aéreos, devoluções e retrabalho,” comenta.

Uma das práticas para análise de defeitos nas peças produzidas é chamada de Mesas de Respostas Rápidas (ferramenta do QSB - Quality Systems Basics), espaços estrategicamente localizados na linha de produção que, no caso de constatação de qualquer lote suspeito, o mesmo seja isolado para análise.

Na mesma linha está o Teste de Percussão, usado para identificação de problemas estruturais em lonas comerciais. O teste é realizado em 100% das lonas através de impacto em pontos específicos da superfície do produto, ação que pela ressonância gerada é possível saber se há falhas internas.

Para completar a gama de processos e sistemas para atingir o defeito zero, a Fras-le utiliza Inspeções por Sistema de Visão, processo em que uma câmera digital faz a análise completa das peças e avalia automaticamente se ela atende o padrão exigido. Peças que não atendem os padrões de qualidade são automaticamente descartadas e refugadas.

 

 

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