21 de maio de 2014 - 23h03

Intech garante qualidade no centro de análise e controle de fluidos

Devido à importância do tema, a empresa adotou a filosofia de internalizar o conhecimento da aplicação dos chamados fluidos de perfuração

Fonte: Assessoria de Imprensa

O método de perfuração horizontal direcional (HDD) envolve várias etapas e uma das mais importantes é a escolha do composto que facilita o avanço do processo, seja mantendo a estabilidade dos furos ou mesmo arrefecendo os equipamentos de sondagem.

O tema é tão importante que a Intech Engenharia adotou a filosofia de internalizar o conhecimento da aplicação dos chamados fluidos de perfuração.

Para aumentar a precisão da aplicação da substância, a empresa já vinha investindo na estruturação de laboratórios próprios de análise e controle de fluidos, agregando maior eficiência ao HDD e garantindo mais confiabilidade para atender os projetos de clientes.

Antes de assumir no começo de 2013 - a tarefa de estudar, desenvolver e especificar o programa de fluidos de perfuração em suas próprias operações, a Intech delegava os serviços de engenharia de fluidos às empresas fornecedoras do produto.

Ao mesmo tempo que terceirizava o escopo, um rigoroso controle de qualidade era mantido para acompanhar o trabalho dos parceiros. Parte do processo não mudou: a Intech continua a adquirir produtos de alto padrão com fornecedores de qualidade.

Por outro, passou a contar com uma equipe própria de engenheiros de fluidos de perfuração. E em tempo integral. Atualmente, o time é formado por Kennedy Aragão e Marcus Galrão, que acompanham a preparação e análise dos fluidos junto aos operadores do tanque de mistura nas perfuratrizes.

Segundo Galrão, o trabalho exige a presença no campo em função das análises serem imediatas e pela necessidade de resolução das dificuldades.

“Apesar disso, a etapa de projeto que antecede a execução continua. Essa parte envolve o estudo da geologia do local a ser perfurado, o que define as condições do solo para preparar a melhor mistura do fluido”, diz.

 

 

HOME | QUEM SOMOS | ASSOCIADOS | FALE CONOSCO | MEU CADASTRO