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Usina produz massa asfáltica especial no RJ

Obras do corredor da TransCarioca utilizam a tecnologia Stone Matrix Asphalt (SMA)

Assessoria de Imprensa

11/12/2013 10h45 | Atualizada em 11/12/2013 22h20

Um dos principais corredores do Rio de Janeiro, a TransCarioca está sendo pavimentada com o auxílio da tecnologia Stone Matrix Asphalt (SMA). Desenvolvida na Alemanha, a mistura asfáltica aumenta a rugosidade superficial e, consequentemente, o contato do pneu com o asfalto, gerando economia e maior durabilidade do pavimento (+50%) em relação às técnicas tradicionais.

A mistura especial é produzida por uma usina Ciber modelo UACF 17 P2, com capacidade máxima de 120 t/h. Além de exigir controle automatizado via computador da usina, a técnica utiliza polímeros CcBit, cal hidratada e fibra de celulose.

“A fibra de celulose apresenta elevada área superficial, permitindo colocar mais CAP (Cimento Asfáltico de Petróleo) na mistura e aumentar a flexibilidade do pavimento”, comenta Marcelo Zubaran, especialista de produtos da Ciber Equipamentos Rodoviários. “Por outro lado, a curva granulométrica é descontínua, com grande quantidade de agregados graúdos, aumentando a resistência mecânica.”

Construída com investimento federal e municipal de mais de 1,5 bilhão de reais, a Transcarioca corta o município transversalmente, ligando a Barra da Tijuca à Ilha do Governador por 39 km de extensão, passando por 4

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Um dos principais corredores do Rio de Janeiro, a TransCarioca está sendo pavimentada com o auxílio da tecnologia Stone Matrix Asphalt (SMA). Desenvolvida na Alemanha, a mistura asfáltica aumenta a rugosidade superficial e, consequentemente, o contato do pneu com o asfalto, gerando economia e maior durabilidade do pavimento (+50%) em relação às técnicas tradicionais.

A mistura especial é produzida por uma usina Ciber modelo UACF 17 P2, com capacidade máxima de 120 t/h. Além de exigir controle automatizado via computador da usina, a técnica utiliza polímeros CcBit, cal hidratada e fibra de celulose.

“A fibra de celulose apresenta elevada área superficial, permitindo colocar mais CAP (Cimento Asfáltico de Petróleo) na mistura e aumentar a flexibilidade do pavimento”, comenta Marcelo Zubaran, especialista de produtos da Ciber Equipamentos Rodoviários. “Por outro lado, a curva granulométrica é descontínua, com grande quantidade de agregados graúdos, aumentando a resistência mecânica.”

Construída com investimento federal e municipal de mais de 1,5 bilhão de reais, a Transcarioca corta o município transversalmente, ligando a Barra da Tijuca à Ilha do Governador por 39 km de extensão, passando por 45 estações e 14 bairros.

 

 

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