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Produção de caminhões é retomada no país

Empresas dão início à fabricação de produtos após um fraco desempenho do setor em 2012

Valor Econômico

06/03/2013 09h02 | Atualizada em 06/03/2013 15h08

A melhora nas vendas de caminhões é um sinal positivo para o setor que contou com resultados negativos na produção de caminhões em 2012, com queda de 40,5%, enquanto as vendas cederam 19,5%.

Segundo informações do setor, a reação do mercado começou em outubro e, em janeiro, a produção alcançou o maior nível em dez meses. Para este ano, a indústria, representada pela Anfavea, a entidade que representa as montadoras instaladas no país, prevê um crescimento superior a 7% nas vendas de caminhões.

De acordo com previsões da Fenabrave, as concessionárias de veículos, projetam uma evolução de 16% nesse mercado. Ainda que distantes do recorde de 2011, quando quase 173 mil unidades foram vendidas, as estimativas apontam para uma aproximação dos volumes de 2010, quando 157,7 mil caminhões foram licenciados no país.

Desde o último trimestre de 2012, fornecedores notam uma melhora nas encomendas das montadoras. A MWM diz que teve no mês passado o melhor janeiro de sua história, com quase 11 mil motores produzidos. Já a Cummins, que também faz motores a diesel, informa que sua produção está evoluindo a um ritmo de 18% neste ano.

A Anfir, entidade que abriga os fabricantes de implementos rodoviários, informou que, após a queda de 16% no ano passado, prevê par

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A melhora nas vendas de caminhões é um sinal positivo para o setor que contou com resultados negativos na produção de caminhões em 2012, com queda de 40,5%, enquanto as vendas cederam 19,5%.

Segundo informações do setor, a reação do mercado começou em outubro e, em janeiro, a produção alcançou o maior nível em dez meses. Para este ano, a indústria, representada pela Anfavea, a entidade que representa as montadoras instaladas no país, prevê um crescimento superior a 7% nas vendas de caminhões.

De acordo com previsões da Fenabrave, as concessionárias de veículos, projetam uma evolução de 16% nesse mercado. Ainda que distantes do recorde de 2011, quando quase 173 mil unidades foram vendidas, as estimativas apontam para uma aproximação dos volumes de 2010, quando 157,7 mil caminhões foram licenciados no país.

Desde o último trimestre de 2012, fornecedores notam uma melhora nas encomendas das montadoras. A MWM diz que teve no mês passado o melhor janeiro de sua história, com quase 11 mil motores produzidos. Já a Cummins, que também faz motores a diesel, informa que sua produção está evoluindo a um ritmo de 18% neste ano.

A Anfir, entidade que abriga os fabricantes de implementos rodoviários, informou que, após a queda de 16% no ano passado, prevê para 2013 um crescimento de 6,5% nas vendas das carretas usadas nos caminhões para o transporte de carga.

"Temos empresas operando com o segundo e terceiro turno de trabalho, em alguns casos. A carteira de encomendas já alcança três meses. Para nós, 90 dias é um bom prazo", afirmou Alcides Braga, presidente da Anfir, que também aposta numa retomada dos investimentos e contratações no setor.

Para a associação, medidas de apoio à produção como a desoneração na folha de pagamento na indústria e a estabilidade nas regras de financiamento abrem a perspectiva de reação dos negócios neste ano.

"Os fatores que travavam o mercado foram resolvidos", afirma Pasquotto, que prevê para este ano um crescimento de 30% na produção dos motores da Cummins destinados a caminhões.

 

 

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