20 de fevereiro de 2013 - 23h03

Intech Engenharia atua em minerodutos realizados no Brasil

A empresa executou trechos do Minas-Rio, da Anglo American, com 525 km de extensão, e do terceiro mineroduto da Samarco, totalizando 400 km

Fonte: Assessoria de Imprensa

A Intech Engenharia fecha o ano de 2012 com representativa participação no setor de mineração, executando cruzamentos em dois grandes minerodutos que estão sendo construídos no Brasil, realizando obras de instalação de dutos usando o método não destrutivo (MND) de perfuração horizontal direcional (HDD).

No caso da Anglo American, companhia de mineração com sede no Reino Unido e ações negociadas nas bolsas de Londres e Joanesburgo, o mineroduto faz parte do Projeto Minas-Rio,  considerado o maior empreendimento mundial do grupo de mineração.

A obra é uma das quatro etapas do empreendimento, que compreende outras três iniciativas: a abertura de uma mina e instalação da planta de beneficiamento de minério de ferro, ambas em Minas Gerais, e implantação do terminal de minério de ferro do Porto do Açu, no Rio de Janeiro.

A obra tem previsão de funcionamento no segundo semestre de 2014. Segundo a empresa, o Projeto Minas-Rio terá a capacidade de produção, em sua primeira fase, de 26,5 milhões de toneladas anuais de minério de ferro. Para escoar tal volume, a empresa optou pelo mineroduto de 525 km, que transportará o minério de ferro, na forma de polpa, da planta de beneficiamento ao terminal portuário.

“A utilização dos métodos não-destrutivos permite que tenhamos um impacto ambiental mínimo na implantação do mineroduto”, diz Alberto Vieira, gerente geral de implantação do mineroduto do projeto Minas-Rio.

No caso da Samarco, empresa brasileira de mineração, a construção do mineroduto de 400 km de extensão faz parte do Projeto Quarta Pelotizacão (P4P), um plano de expansão da mineradora, que foi iniciado em maio de 2011. A Intech foi contratada pelo consórcio GDK-Sinopec especialmente para executar as obras de perfuração horizontal direcional (HDD) na cidade de Jerônimo Monteiro (ES).

Segundo o engenheiro Luiz Jorente, gerente de projeto do consórcio, a atuação da Intech foi concentrada no trecho final da obra, na região capixaba, onde executou a instalação de dutos pelo método de perfuração horizontal direcional (HDD), totalizando 716 m de extensão.

 

 

HOME | QUEM SOMOS | ASSOCIADOS | FALE CONOSCO | MEU CADASTRO