06 de fevereiro de 2013 - 23h03

Intech Engenharia atua em atividades de shore approach

No Brasil a empresa atuou em três grandes obras executando o shore approach

Fonte: Assessoria de Imprensa

Obras de shore approach, ou aproximação de praia, faz a interligação entre dutos submarinos e os instalados em terra com características voltadas especialmente pelo forte apelo ambiental e pela alta especialização em engenharia.

Segundo Carlos Pimenta, diretor comercial da Intech Engenharia, empresa que tem forte atuação na área, o shore approach é uma obra complexa, exigindo o conhecimento detalhado da geologia do local de interligação entre os dutos.

No Brasil, três grandes obras de shore approach fazem parte do histórico da Intech, inclusive a maior delas em extensão que é a implantação de uma linha de dutos de carbono com diâmetro de 12,75 polegadas, destinado ao transporte de gás, na zona de aproximação de praia no Campo de Jubarte (ES), realizado em 2009.

A aproximação de praia faz parte da obra do gasoduto de 1,2 km, de propriedade da Petrobras, interligando os campos de produção do Parque das Baleias até a praia do Além, nas proximidades de Anchieta (ES).

Segundo a empresa, o desafio dessa obra foi a instalação de uma coluna de tubos de aço carbono para passagem de gás em solo aluvionar, rocha gnaisse, e sedimentos marinhos. Este cenário demandou a estabilização no inicio da rota do furo, por meio de cravação de um tubo camisa de aço de 30 polegadas de diâmetro e comprimento de 83m.

A Intech conta com outras duas obras de shore approaches realizadas no país. Uma delas é o trecho de interligação para o oleoduto que faz a ligação entre o Campo da Fazenda Alegre (on shore) ao PLEM (estrutura de grande porte que serve para interligar diversos campos produtores de gás natural, localizados no fundo do mar) do Terminal Norte Capixaba.

Nesta obra foram instaladas duas linhas de dutos paralelas, cruzando dunas e zonas de arrebentação da Praia de Barra Nova.

A outra ação foi realizada em Cacimbas-Camarupim, também no Espírito Santo. Nessa segunda, a empresa executou o duto através da zona de arrebentação da praia de Cacimbas, numa extensão de 887m e com o maior diâmetro já instalado no Brasil em obras desse tipo: 24 polegadas.

 

 

HOME | QUEM SOMOS | ASSOCIADOS | FALE CONOSCO | MEU CADASTRO