Tendências
Valor Econômico
22/01/2013 15h10 | Atualizada em 23/01/2013 14h47
De acordo com a Abramat, a expectativa de crescimento de vendas de materiais para construção para o ano é de 4,5%, representando uma aceleração significativa em relação a 2012.
Considerando os dois principais segmentos desse setor, a estimativa da associação apontava uma alta de 4% para materiais de acabamento e de 1% para materiais de base, que sofreram com a freada em obras de infraestrutura no país.
Para 2013, a Abramat espera que a divisão de materiais de acabamento continue puxando as vendas, mas poderá ter um equilíbrio maior entre os dois segmentos.
A previsão é que esses materiais, utilizados nas fases finais das obras, cresçam na faixa de 6%, enquanto os produtos de base avancem cerca de 3%, informa o presidente da Abramat, Walter Cover.
Segundo a Abramat, a venda de materiais é dividida em três principais mercados, de varejo, puxado pelas reformas residenciais; imobiliário, que se resume a empreendimentos novos com consumo das construtoras; e infraestrutura, que representa a compra de materiais para grandes obras, como de rodovias, ferrovias, portos e estádios para a Copa de 2014.
De acordo com Cover, o mercado imobiliário também pode manter o ritmo de crescimento, da ordem de 4% ao ano, pois a queda de lançamentos das incorpor
...De acordo com a Abramat, a expectativa de crescimento de vendas de materiais para construção para o ano é de 4,5%, representando uma aceleração significativa em relação a 2012.
Considerando os dois principais segmentos desse setor, a estimativa da associação apontava uma alta de 4% para materiais de acabamento e de 1% para materiais de base, que sofreram com a freada em obras de infraestrutura no país.
Para 2013, a Abramat espera que a divisão de materiais de acabamento continue puxando as vendas, mas poderá ter um equilíbrio maior entre os dois segmentos.
A previsão é que esses materiais, utilizados nas fases finais das obras, cresçam na faixa de 6%, enquanto os produtos de base avancem cerca de 3%, informa o presidente da Abramat, Walter Cover.
Segundo a Abramat, a venda de materiais é dividida em três principais mercados, de varejo, puxado pelas reformas residenciais; imobiliário, que se resume a empreendimentos novos com consumo das construtoras; e infraestrutura, que representa a compra de materiais para grandes obras, como de rodovias, ferrovias, portos e estádios para a Copa de 2014.
De acordo com Cover, o mercado imobiliário também pode manter o ritmo de crescimento, da ordem de 4% ao ano, pois a queda de lançamentos das incorporadoras só será sentida em 2014. Para o presidente da Abramat, o grande fator de otimismo são as obras de infraestrutura, que serão retomadas mais fortemente no segundo semestre. Esse setor, que teve uma queda estimada em 10% nas vendas do ano passado, crescerá 6% em 2013, de acordo com a Abramat.
28 de julho 2020
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