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Rodovia Ayrton Senna é restaurada com técnica diferenciada

Reciclagem com espuma de asfalto em usina a frio é utilizada pela primeira vez na recuperação estrutural de rodovias

Assessoria de Imprensa

07/11/2012 09h10 | Atualizada em 08/11/2012 12h35

Com uma circulação média de 89 mil veículos diariamente, a Rodovia Ayrton Senna (SP-070), está recebendo uma obra para recuperação estrutural do seu pavimento, entre os quilômetros 11 (São Paulo) e 46 (Trevo de Mogi das Cruzes).

Essa é a primeira obra deste tipo, em rodovias, que utiliza a técnica de espuma de asfalto reciclada em usina a frio. No total, oito equipamentos no Grupo Wirtgen estão trabalhando na obra, o britador Klemann EVO 110, duas fresadoras de grande porte nos modelos W1900 e W200, uma recicladora móvel KMA 220, uma vibroacabadora Vögele 1800 Spray Jet e três rolos Hamm, modelo 3414, e dois rolos nos modelos HD-90.

Seguindo o diretor técnico da FREMIX, empreiteira responsável pela obra, Valmir Bonfim, o trecho experimental, executado há aproximadamente 11 meses, continua íntegro. “A técnica da reciclagem em usina apresenta vantagens, como a análise do pavimento remanescente, possibilitando uma fresagem mais profunda, as medidas de deflexão, a execução do reforço do subleito, entre outras. Nesta obra, por exemplo, estão sendo executadas intervenções localizadas, como camada de rachão e reforço na drenagem, visando prolongar ainda mais a vida útil do pavimento”, explica.

 

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Com uma circulação média de 89 mil veículos diariamente, a Rodovia Ayrton Senna (SP-070), está recebendo uma obra para recuperação estrutural do seu pavimento, entre os quilômetros 11 (São Paulo) e 46 (Trevo de Mogi das Cruzes).

Essa é a primeira obra deste tipo, em rodovias, que utiliza a técnica de espuma de asfalto reciclada em usina a frio. No total, oito equipamentos no Grupo Wirtgen estão trabalhando na obra, o britador Klemann EVO 110, duas fresadoras de grande porte nos modelos W1900 e W200, uma recicladora móvel KMA 220, uma vibroacabadora Vögele 1800 Spray Jet e três rolos Hamm, modelo 3414, e dois rolos nos modelos HD-90.

Seguindo o diretor técnico da FREMIX, empreiteira responsável pela obra, Valmir Bonfim, o trecho experimental, executado há aproximadamente 11 meses, continua íntegro. “A técnica da reciclagem em usina apresenta vantagens, como a análise do pavimento remanescente, possibilitando uma fresagem mais profunda, as medidas de deflexão, a execução do reforço do subleito, entre outras. Nesta obra, por exemplo, estão sendo executadas intervenções localizadas, como camada de rachão e reforço na drenagem, visando prolongar ainda mais a vida útil do pavimento”, explica.

 

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