P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Equipamentos
Voltar

Equipamentos

Tatuzão "já é" carioca

Equipamento deve chegar ao Brasil no início de 2013, para operar nas obras do metrô do Rio de Janeiro

Jornal do Brasil

03/10/2012 13h58 | Atualizada em 03/10/2012 15h57

Em evento realizado na semana passada, na fábrica da Herrenknecht - Tunnelling Systems, na Alemanha, foi entregue oficialmente ao Rio de janeiro, o Tunnel Boring Machine (TBM), Tatuzão, equipamento da Herrenknecht que vai operar nas obras da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca - Ipanema).

A entrega simbólica do equipamento, que custou R$ 100 milhões e deve chegar ao Brasil no início de 2013, foi feita na presença do secretário de Estado da Casa Civil, Regis Fichtner, e representantes da RioTrilhos e da Concessionária Rio Barra, responsável pela execução da obra.

O tatuzão foi desenvolvido com tecnologia que permite a perfuração de tuneis sem a necessidade de bate-estaca, explosões e aberturas de valas na superfície ao longo das ruas. “O equipamento vai escavar todos os túneis do metrô na Zona Sul sem abrir buracos ao longo das ruas. Eles serão construídos por baixo das vias sem impacto na superfície”, explicou Regis Fichtner.

Quando concluída, a Linha 4 do Metrô deve receber mais de 300 mil pessoas por dia, mais de 200 pessoas, brasileiros e alemães, devem trabalhar na operação do equipamento.

 

...

Em evento realizado na semana passada, na fábrica da Herrenknecht - Tunnelling Systems, na Alemanha, foi entregue oficialmente ao Rio de janeiro, o Tunnel Boring Machine (TBM), Tatuzão, equipamento da Herrenknecht que vai operar nas obras da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca - Ipanema).

A entrega simbólica do equipamento, que custou R$ 100 milhões e deve chegar ao Brasil no início de 2013, foi feita na presença do secretário de Estado da Casa Civil, Regis Fichtner, e representantes da RioTrilhos e da Concessionária Rio Barra, responsável pela execução da obra.

O tatuzão foi desenvolvido com tecnologia que permite a perfuração de tuneis sem a necessidade de bate-estaca, explosões e aberturas de valas na superfície ao longo das ruas. “O equipamento vai escavar todos os túneis do metrô na Zona Sul sem abrir buracos ao longo das ruas. Eles serão construídos por baixo das vias sem impacto na superfície”, explicou Regis Fichtner.

Quando concluída, a Linha 4 do Metrô deve receber mais de 300 mil pessoas por dia, mais de 200 pessoas, brasileiros e alemães, devem trabalhar na operação do equipamento.

 

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E