Inovação
Transpo Online/Assessoria de Imprensa
14/08/2012 15h10 | Atualizada em 14/08/2012 18h50
A interatividade tem crescido rapidamente na indústria automotiva. Em uma experiência inédita realizada em Frankfurt, na Alemanha, o projeto simTD (Mobilidade Segura Inteligente) vem realizando testes de campo do sistema “car-to-X communication” (C2X).
Com participação da Mercedes-Benz, BMW, Daimler e Ford, o projeto de quatro anos tem como objetivo ampliar a segurança no trânsito, contemplando 120 veículos integrados por uma mídia social online para a troca de informações sobre as condições de trafegabilidade em tempo real.
Uma das principais vantagens do sistema é a detecção prévia de obstáculos e situações de risco, permitindo uma ação preventiva do condutor. "Os veículos vão rodar milhares de quilômetros de testes, reunindo dados preciosos de pesquisa sobre diversas situações do dia a dia", afirma Christian Ress, especialista técnico do Centro de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford.
A coleta e a transmissão das informações de trânsito são realizadas pelos próprios veículos, sem que o condutor precise desviar sua atenção. As tecnologias testadas incluem luz de freio eletrônica, sistema de alerta de obstáculos, assistente de sinais de trânsito, gerenciamento de tráfego e outras.
...A interatividade tem crescido rapidamente na indústria automotiva. Em uma experiência inédita realizada em Frankfurt, na Alemanha, o projeto simTD (Mobilidade Segura Inteligente) vem realizando testes de campo do sistema “car-to-X communication” (C2X).
Com participação da Mercedes-Benz, BMW, Daimler e Ford, o projeto de quatro anos tem como objetivo ampliar a segurança no trânsito, contemplando 120 veículos integrados por uma mídia social online para a troca de informações sobre as condições de trafegabilidade em tempo real.
Uma das principais vantagens do sistema é a detecção prévia de obstáculos e situações de risco, permitindo uma ação preventiva do condutor. "Os veículos vão rodar milhares de quilômetros de testes, reunindo dados preciosos de pesquisa sobre diversas situações do dia a dia", afirma Christian Ress, especialista técnico do Centro de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford.
A coleta e a transmissão das informações de trânsito são realizadas pelos próprios veículos, sem que o condutor precise desviar sua atenção. As tecnologias testadas incluem luz de freio eletrônica, sistema de alerta de obstáculos, assistente de sinais de trânsito, gerenciamento de tráfego e outras.
A intenção é que o sistema seja empregado em larga escala e em todos os tipos de veículos. “Estamos convencidos de que a comunicação C2X desempenhará um papel importante na mobilidade do futuro”, afirmou Christian Weiss, líder do projeto simTD.
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