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Cummins fornecerá equipamentos para o mercado offshore brasileiro

Empresa produzirá 48 motores e 24 geradores para embarcações do pré-sal

Assessoria de Imprensa

07/08/2012 16h27 | Atualizada em 08/08/2012 15h11

Até 2013, a Cummins entregará 48 motores de propulsão e 24 grupos geradores marítimos para operações no mercado offshore brasileiro. Produzidos pelo Estaleiro ETP no Rio de Janeiro, os produtos equiparão 12 embarcações tipo UT 4000, mais conhecidas como crewboats ou FSV (Fast Supply Vessel), que são utilizadas para transportar tripulantes, equipamentos e mantimentos até as plataformas de petróleo (pré-sal) nas Bacias de Campos (RJ) e Santos (SP).

Cada embarcação será equipada com quatro motores eletrônicos QSK50-M, modelo com 1.800 hp de potência e que atende às normas de emissões IMO Tier II e EPA Tier II. Segundo a Cummins, além da eletrônica embarcada, que permite que os sistemas internos da frota sejam monitorados por satélite, os motores também serão fornecidos com o sistema de filtragem centrífuga "Eliminator", uma tecnologia que estende o tempo para troca de óleo e reduz as paradas programadas das embarcações.

Já os grupos geradores são do modelo QSM11-CP (Cummins Power), com 300 kW de potência e que fornecerão energia auxiliar às embarcações.

Segundo Waldemar Marchetti, gerente executivo de negócios para a América Latina da Cummins, toda a negociação foi realizada pelo distribuidor CV

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Até 2013, a Cummins entregará 48 motores de propulsão e 24 grupos geradores marítimos para operações no mercado offshore brasileiro. Produzidos pelo Estaleiro ETP no Rio de Janeiro, os produtos equiparão 12 embarcações tipo UT 4000, mais conhecidas como crewboats ou FSV (Fast Supply Vessel), que são utilizadas para transportar tripulantes, equipamentos e mantimentos até as plataformas de petróleo (pré-sal) nas Bacias de Campos (RJ) e Santos (SP).

Cada embarcação será equipada com quatro motores eletrônicos QSK50-M, modelo com 1.800 hp de potência e que atende às normas de emissões IMO Tier II e EPA Tier II. Segundo a Cummins, além da eletrônica embarcada, que permite que os sistemas internos da frota sejam monitorados por satélite, os motores também serão fornecidos com o sistema de filtragem centrífuga "Eliminator", uma tecnologia que estende o tempo para troca de óleo e reduz as paradas programadas das embarcações.

Já os grupos geradores são do modelo QSM11-CP (Cummins Power), com 300 kW de potência e que fornecerão energia auxiliar às embarcações.

Segundo Waldemar Marchetti, gerente executivo de negócios para a América Latina da Cummins, toda a negociação foi realizada pelo distribuidor CVSMG (Cummins Vendas e Serviços de Motores e Geradores), que também será responsável por gerenciar o projeto e dar suporte às crewboats. “O negócio proporcionará maior visibilidade para a Cummins, fortalecendo sua presença no mercado offshore”, afirma o executivo.

 

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