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12/06/2012 15h48 | Atualizada em 13/06/2012 12h41
O mercado brasileiro de caminhões novos permanece estagnado. Segundo dados da Anfavea divulgados na semana passada, em maio foram vendidos 10.883 unidades, o que representa 28,1% de queda perante o mesmo mês do ano passado e retração mais leve (2,1%) na comparação com abril.
Para Cledorvino Belini, presidente da entidade, o mercado de caminhões tradicionalmente demora mais a reagir a qualquer plano de incentivos, por isto a expectativa de crescimento neste segmento está totalmente depositada para o segundo semestre: "Esperamos um bom segundo semestre para as vendas de caminhões."
Embora o dirigente se mostre otimista, os estoques atuais de caminhões podem assustar. Enquanto o estoque total de veículos aponte média de 43 dias, para caminhões equivale a 60 dias de vendas.
Por isso, é possível que as fabricantes de caminhões ainda decidam por paradas na produção visando reduzir os estoques, mas a expectativa é de que o segmento volte aos poucos à normalidade, de acordo com Belini. No acumulado de janeiro a maio, foram licenciados 59 mil 628 caminhões, 12,5% abaixo do volume de igual período de 2011.
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O mercado brasileiro de caminhões novos permanece estagnado. Segundo dados da Anfavea divulgados na semana passada, em maio foram vendidos 10.883 unidades, o que representa 28,1% de queda perante o mesmo mês do ano passado e retração mais leve (2,1%) na comparação com abril.
Para Cledorvino Belini, presidente da entidade, o mercado de caminhões tradicionalmente demora mais a reagir a qualquer plano de incentivos, por isto a expectativa de crescimento neste segmento está totalmente depositada para o segundo semestre: "Esperamos um bom segundo semestre para as vendas de caminhões."
Embora o dirigente se mostre otimista, os estoques atuais de caminhões podem assustar. Enquanto o estoque total de veículos aponte média de 43 dias, para caminhões equivale a 60 dias de vendas.
Por isso, é possível que as fabricantes de caminhões ainda decidam por paradas na produção visando reduzir os estoques, mas a expectativa é de que o segmento volte aos poucos à normalidade, de acordo com Belini. No acumulado de janeiro a maio, foram licenciados 59 mil 628 caminhões, 12,5% abaixo do volume de igual período de 2011.
28 de julho 2020
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