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Película de proteção para pneus reduz custos em mineração

Produto químico sela porosidades e evita furos de até meia polegada

Assessoria de Imprensa

24/04/2012 08h50 | Atualizada em 25/04/2012 13h12

Uma solução inovadora para o setor de mineração permite aumentar a vida útil dos pneus dos equipamentos que atuam em terrenos altamente agressivos e são expostos a mudanças severas de temperaturas ao assegurar sua autorreparação imediata, reduzindo os custos com paradas de manutenção e consumo de combustível.

Produzido pela empresa norte-americana Ultraseal Latam, que pretende abrir um escritório em São Paulo em maio, o produto químico Thixogel é um composto de fibra elástica a base de Etileno Glicol, cuja fórmula contém inibidores de temperatura, oxidação e vaporização que previnem o desgaste e furos de até meia polegada.

Quando aplicado, o produto recobre internamente o pneu, selando todas as porosidades por onde eles perdem ar de forma lenta, porém constante. A película age reduzindo as variações de pressão dos pneus, o que gera a diminuição de até 25% no consumo de combustível, uma vez que a pressão constante provoca menor resistência na rodagem.

Segundo a empresa, a inovação promete ter um impacto financeiro significativo no setor de mineração, no qual a parada de um equipamento representa perdas de até US$ 50 mil por hora. “Uma mineradora tem uma previsão de 75 horas destinadas à manute

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Uma solução inovadora para o setor de mineração permite aumentar a vida útil dos pneus dos equipamentos que atuam em terrenos altamente agressivos e são expostos a mudanças severas de temperaturas ao assegurar sua autorreparação imediata, reduzindo os custos com paradas de manutenção e consumo de combustível.

Produzido pela empresa norte-americana Ultraseal Latam, que pretende abrir um escritório em São Paulo em maio, o produto químico Thixogel é um composto de fibra elástica a base de Etileno Glicol, cuja fórmula contém inibidores de temperatura, oxidação e vaporização que previnem o desgaste e furos de até meia polegada.

Quando aplicado, o produto recobre internamente o pneu, selando todas as porosidades por onde eles perdem ar de forma lenta, porém constante. A película age reduzindo as variações de pressão dos pneus, o que gera a diminuição de até 25% no consumo de combustível, uma vez que a pressão constante provoca menor resistência na rodagem.

Segundo a empresa, a inovação promete ter um impacto financeiro significativo no setor de mineração, no qual a parada de um equipamento representa perdas de até US$ 50 mil por hora. “Uma mineradora tem uma previsão de 75 horas destinadas à manutenção dos caminhões”, diz Nicolás Bascur, diretor técnico da Tire Solutions R&D, representante da Ultraseal no Chile. “Mas, na prática, os reparos alcançam 1.080 horas, sendo que 98% desse tempo são provocados por furos nos pneus.”

 

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