Lançamentos
Assessoria de imprensa
22/11/2011 13h48 | Atualizada em 22/11/2011 16h15
Todo frotista sabe o quanto a calibragem correta dos pneus é fundamental para a segurança e produtividade no transporte, contribuindo para a redução nos custos de manutenção e no consumo de combustível. Com esse enfoque, a Vipal acaba de lançar um sistema para monitoramento dos pneus por radiofrequência que, além de monitorar a pressão de inflado, acompanha a quilometragem e o consumo de combustível registrados nesse intervalo.
O sistema BAT/RF, apresentado ao mercado durante a Fenatran, permite a rápida identificação de subpressão no pneu por meio de um dispositivo de alerta visual. Além disso, ele confere alta precisão à medição e monitoramento em tempo real das pressões dos pneus, tornando a calibragem mais fácil. Segundo a empresa, o sistema possui instalação simples o gerenciamento das informações colhidas pode ser realizado por meio da internet.
O BAT/RF funciona eletronicamente, por meio de sensores chamados de AIRBAT instalados no cubo da roda, que emitem a cada dois segundos as informações das leituras da pressão de cada um dos pneus. Um leitor fixado na cabine do caminhão recebe essas informações por radiofrequência e emite um sinal luminoso e sonoro quando algum pneu apresentar baixa press
...Todo frotista sabe o quanto a calibragem correta dos pneus é fundamental para a segurança e produtividade no transporte, contribuindo para a redução nos custos de manutenção e no consumo de combustível. Com esse enfoque, a Vipal acaba de lançar um sistema para monitoramento dos pneus por radiofrequência que, além de monitorar a pressão de inflado, acompanha a quilometragem e o consumo de combustível registrados nesse intervalo.
O sistema BAT/RF, apresentado ao mercado durante a Fenatran, permite a rápida identificação de subpressão no pneu por meio de um dispositivo de alerta visual. Além disso, ele confere alta precisão à medição e monitoramento em tempo real das pressões dos pneus, tornando a calibragem mais fácil. Segundo a empresa, o sistema possui instalação simples o gerenciamento das informações colhidas pode ser realizado por meio da internet.
O BAT/RF funciona eletronicamente, por meio de sensores chamados de AIRBAT instalados no cubo da roda, que emitem a cada dois segundos as informações das leituras da pressão de cada um dos pneus. Um leitor fixado na cabine do caminhão recebe essas informações por radiofrequência e emite um sinal luminoso e sonoro quando algum pneu apresentar baixa pressão, alertando o motorista no exato momento em que o problema ocorre.
Outro sensor, o de quilometragem, chamado TRACBAT, é um hubodômetro digital que vai fixado em um dos eixos e registra o quanto o veículo rodou por viagem, bem como o histórico com o total de quilômetros acumulados. Esta ferramenta permite planejar a manutenção de cada caminhão da frota pela quilometragem rodada.
A leitura dos dados também é facilitada e pode ser feita de duas formas. Numa delas, um leitor portátil, chamado HANDBAT, coleta de maneira simples e rápida as informações armazenadas nos sensores de pressão e de quilometragem, registrando também os dados de consumo de combustível. O frotista também pode optar pelo sistema de leitor fixo, o GATE READER, instalado em pontos de controle pré-estabelecidos. Ambos os leitores enviam as informações para um gerenciador que fica disponível pela Internet, o WEBBAT.
Com estes dados, o frotista pode elaborar relatórios para a gestão dos veículos pela quilometragem, pressão dos pneus, consumo do combustível e outros parâmetros. Com isso, o BAT/RF possibilita maior vida útil para os pneus, uma vez que pressões 20% abaixo do especificado podem reduzir sua durabilidade em cerca de 20%. Outro ganho evidente é a redução de consumo, já que uma subpressão de 20% ocasiona um aumento de até 3,7% no consumo de diesel.
A redução dos tempos de verificação das pressões e calibragem dos pneus, devido ao fácil acesso às válvulas dos pneus internos do rodado duplo, e à leitura rápida do sistema de radiofreqüência, são outros importantes benefícios, bem como a redução dos custos de manutenção do veículo. Outra vantagem, ainda, é a facilidade na instalação, pois não possui fiação por conta de seu sistema totalmente eletrônico.
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